PACIENTE, O TERAPEUTA E O ESTADO, O - ELISABETH ROUDINESCO
search
  • PACIENTE, O TERAPEUTA E O ESTADO, O - ELISABETH ROUDINESCO

PACIENTE, O TERAPEUTA E O ESTADO, O - ELISABETH ROUDINESCO

R$ 67,90
Impostos inclusos
Para coibir a prática de charlatanismo por parte dos terapeutas, o Estado francês resolveu reagir, com o que ficou conhecido como "emenda Accoyer" à Constituição. Numa "parceria" polêmica, cabe agora às instituições PSI - que abrigam psiquiatras, psicanalistas, psicólogos e psicoterapeutas - informar ao Estado quais os profissionais legalmente habilitados a exercer o ofício. Mas o que é um charlatão e por que um Estado deveria se arvorar a saber quem tem e quem não tem direito de se ocupar do sofrimento da alma? Partindo desse ponto, Elisabeth Roudinesco coloca em pauta temas cruciais tanto para o universo PSI quanto para a cultura contemporânea. Seja na defesa intransigente de princípios como a "laicidade" da psicanálise, seja na investida inflexível contra a "...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Para coibir a prática de charlatanismo por parte dos terapeutas, o Estado francês resolveu reagir, com o que ficou conhecido como "emenda Accoyer" à Constituição. Numa "parceria" polêmica, cabe agora às instituições PSI - que abrigam psiquiatras, psicanalistas, psicólogos e psicoterapeutas - informar ao Estado quais os profissionais legalmente habilitados a exercer o ofício. Mas o que é um charlatão e por que um Estado deveria se arvorar a saber quem tem e quem não tem direito de se ocupar do sofrimento da alma? Partindo desse ponto, Elisabeth Roudinesco coloca em pauta temas cruciais tanto para o universo PSI quanto para a cultura contemporânea. Seja na defesa intransigente de princípios como a "laicidade" da psicanálise, seja na investida inflexível contra a "medicalização" da saúde mental ou as "avaliações técnicas" em voga nos círculos acadêmicos (idem no Brasil), a autora se pergunta: Quem seria responsável por avalizar os profissionais? Indicado por quem? De que formação ou tendência? O alinhamento da psicanálise a outras formas de tratamento seria uma atitude científica, ou mesmo sensata? Embora parta de um fato político localizado e de uma preocupação supostamente restrita às profissões PSI, esse livro ultrapassa essas fronteiras, penetrando em território bem mais amplo: a discussão do papel do Estado no mundo globalizado.

Código de Barras: 9788571108295

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 10/02/2005

Título: O paciente, o terapeuta e o Estado

Artista(s): Roudinesco, Elisabeth

EAN: 9788571108295

ISBN: 9788571108295

Dimensões: 14.0x21.0

Número de Páginas: 152

Editora: Zahar

Selo: Zahar

Gênero: PSICOLOGIA

Assuntos: Psicologia - Psicanálise

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Zahar
9788571108295

Referências específicas

ean13
9788571108295
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.