A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil - Caio Prado Jr.
search
  • A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil - Caio Prado Jr.

A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil - Caio Prado Jr.

R$ 82,90
Impostos inclusos
A revolução brasileira é um ajuste de contas de Caio Prado Jr. com o partido no qual militou durante a maior parte da vida: o PCB. Motivado pelo Golpe de 1964, o livro busca compreender por que as forças de esquerda foram tão facilmente derrotadas. Antes, o autor já havia criticado a interpretação então prevalecente na esquerda a respeito do problema fundiário, em artigos escritos para a Revista Brasiliense e reunidos em A questão agrária no Brasil. Por conta disso, faz todo o sentido publicar os dois trabalhos conjuntamente, além de tentar lançar nova luz sobre os escritos políticos do historiador. Neles, Caio Prado Jr. defende que não se pode entender o campo brasileiro com base no que foi o feudalismo europeu. Em outro sentido, o país se criou a partir da gra...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

A revolução brasileira é um ajuste de contas de Caio Prado Jr. com o partido no qual militou durante a maior parte da vida: o PCB. Motivado pelo Golpe de 1964, o livro busca compreender por que as forças de esquerda foram tão facilmente derrotadas. Antes, o autor já havia criticado a interpretação então prevalecente na esquerda a respeito do problema fundiário, em artigos escritos para a Revista Brasiliense e reunidos em A questão agrária no Brasil. Por conta disso, faz todo o sentido publicar os dois trabalhos conjuntamente, além de tentar lançar nova luz sobre os escritos políticos do historiador. Neles, Caio Prado Jr. defende que não se pode entender o campo brasileiro com base no que foi o feudalismo europeu. Em outro sentido, o país se criou a partir da grande exploração agrária: empresa moderna, baseada na escravidão, que respondia a estímulos do mercado externo. Portanto, para se constituir como nação seria necessário superar a orientação vinda da colônia. Ou ainda, em outras palavras, a formação do Brasil contemporâneo deveria levar à revolução brasileira.

Código de Barras: 9788535924817

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 08/10/2014

Idioma: Português

Título: A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil

Artista(s): Prado Jr., Caio

EAN: 9788535924817

ISBN: 9788535924817

Dimensões: 16.0x23.0

Número de Páginas: 480

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História do Brasil

Assuntos: História Social; História social e cultural, História das Américas

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535924817

Referências específicas

ean13
9788535924817
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.