GOYA
search
  • GOYA

GOYA

R$ 97,90
Impostos inclusos
Autor de livros consagrados sobre a história da Austrália, da cidade de Barcelona e sobre o movimento da arte moderna, o crítico de arte Robert Hughes volta agora seu olhar para uma das figuras mais fortes e enigmáticas dos anais da arte: Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828). Hughes narra a vida do pintor espanhol, entrelaçando-a com as diferentes fases de sua produção artística, contra o pano de fundo do contexto histórico em que viveu: a transição do século XVIII para o XIX. A Espanha ainda era um grande império colonial e resistia, com a ajuda da Inquisição, às idéias iluministas e libertárias vindas de outros países da Europa, sobretudo da França. A análise iluminadora de Hughes põe diante do leitor, em toda a sua formidável estatura, o homem e o ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Autor de livros consagrados sobre a história da Austrália, da cidade de Barcelona e sobre o movimento da arte moderna, o crítico de arte Robert Hughes volta agora seu olhar para uma das figuras mais fortes e enigmáticas dos anais da arte: Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828). Hughes narra a vida do pintor espanhol, entrelaçando-a com as diferentes fases de sua produção artística, contra o pano de fundo do contexto histórico em que viveu: a transição do século XVIII para o XIX. A Espanha ainda era um grande império colonial e resistia, com a ajuda da Inquisição, às idéias iluministas e libertárias vindas de outros países da Europa, sobretudo da França. A análise iluminadora de Hughes põe diante do leitor, em toda a sua formidável estatura, o homem e o artista, expondo as estratégias de Goya para manter a liberdade de criação numa época intensamente repressiva. A obra é analisada passo a passo, dos primeiros trabalhos comissionados pela Igreja, passando pela extensa produção do pintor oficial da Corte, até as obscuras e enigmáticas Pinturas negras, as últimas do artista isolado pela surdez. Emerge um artista complexo: o funcionário público servil e dedicado à família real (que apesar disso teve de fugir para o exílio no fim da vida); o mestre dos retratos; o observador meticuloso de costumes, gestos e classes; o pintor satírico e indignado, crítico da guerra, da injustiça e da Inquisição; e o amargo cronista da loucura e da morte violenta. Biografia interpretativa e épico cultural, Goya articula as múltiplas facetas do pintor e seu contexto histórico, mostrando um artista de transição que soube assimilar as lições dos neoclássicos, dos românticos e dos retratistas ingleses e desenvolver um estilo próprio e surpreendente. Nas palavras de Hughes, "uma verdadeira figura de articulação, o último do que estava acontecendo e o primeiro do que estava por vir". "... Um grande feito. Hughes tem uma história a contar - tão vívida, grandiosa e estarrecedora quanto uma obra de Dickens ou Soljenítsin. Uma história que era completamente desconhecida até o momento em que este livro esplêndido foi escrito." - Susan Sontag

Código de Barras: 9788535909999

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro capa dura (hardcove

Data de Lançamento: 13/04/2007

Idioma: Português

Título: Goya

Artista(s): Hughes, Robert

Colaboradores: Tradutor Magalhães, Tuca

EAN: 9788535909999

ISBN: 9788535909999

Número de Páginas: 504

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Biografia, Genealogia

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535909999

Referências específicas

ean13
9788535909999
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.