GUIMARAES ROSA E A PSICANALISE - Tania Cristina Rivera
search
  • GUIMARAES ROSA E A PSICANALISE - Tania Cristina Rivera

GUIMARAES ROSA E A PSICANALISE - Tania Cristina Rivera

R$ 67,90
Impostos inclusos
Entre imagem e escrita, faz-se literatura. E psicanálise. A teoria freudiana constitui-se em um diálogo constante com a literatura, paralelamente àquele estabelecido com a clínica. A psicanálise, por sua vez, chega quase a se fazer produção literária, e sem dúvida imprimiu profundas marcas na literatura do século XX, ao pôr em relevo uma irreversível desestabilização do sujeito e da linguagem. A literatura de Guimarães Rosa percorre como poucas as tortuosas veredas que compõem também o terreno da psicanálise. Dentre nossos grandes escritores, é aquele que mais explora tal deslizamento do significante, tal errância do sujeito, num fio tênue entre imagem e escrita que nos põe vertiginosamente em questão. Tania Rivera tece um delicado diálogo entre alguns contos...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Entre imagem e escrita, faz-se literatura. E psicanálise. A teoria freudiana constitui-se em um diálogo constante com a literatura, paralelamente àquele estabelecido com a clínica. A psicanálise, por sua vez, chega quase a se fazer produção literária, e sem dúvida imprimiu profundas marcas na literatura do século XX, ao pôr em relevo uma irreversível desestabilização do sujeito e da linguagem. A literatura de Guimarães Rosa percorre como poucas as tortuosas veredas que compõem também o terreno da psicanálise. Dentre nossos grandes escritores, é aquele que mais explora tal deslizamento do significante, tal errância do sujeito, num fio tênue entre imagem e escrita que nos põe vertiginosamente em questão. Tania Rivera tece um delicado diálogo entre alguns contos clássicos de Guimarães Rosa como A terceira margem do rio, O espelho, A menina de lá, textos de Freud e Lacan e questões oriundas da prática clínica. Composto por ensaios independentes, gira em torno do enigma da constituição do sujeito que coincide com o mistério da origem da própria literatura. Os capítulos do livro exploram ressonâncias e contrapontos, sem perder de vista a especificidade de cada campo, mas relançando, de um para o outro, questões fundamentais a respeito do sujeito contemporâneo.

Código de Barras: 9788571108585

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 04/07/2005

Título: Guimarães Rosa e a psicanálise

Subtítulo:Ensaios sobre imagem e escrita

Artista(s): Rivera, Tania

EAN: 9788571108585

ISBN: 9788571108585

Número de Páginas: 104

Editora: Zahar

Selo: Zahar

Gênero: LITERATURA

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Zahar
9788571108585

Referências específicas

ean13
9788571108585
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.