Por um novo Machado de Assis - John Gledson
search
  • Por um novo Machado de Assis - John Gledson

Por um novo Machado de Assis - John Gledson

R$ 77,90
Impostos inclusos
Os catorze ensaios deste livro falam de como o escritor fluminense tratou a história, a política, o feminismo, o homossexualismo, a religião e os costumes da sociedade do século XIX, entre outros temas. Fazem também relações surpreendentes entre a trajetória machadiana e a de nomes como Eça de Queiroz. E comentam, com argumentos inesperados, romances controversos como Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Parte da ousadia de Gledson se deve ao seu diálogo com os melhores intérpretes de Machado, principalmente Roberto Schwarz. Isso lhe dá o rigor necessário para vôos inusitados, como identificar uma crônica que antecipa a teoria do "homem cordial" ou comparar a trajetória do escritor com a de Graciliano Ramos, sob o prisma da sexualidade. Com argumen...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Os catorze ensaios deste livro falam de como o escritor fluminense tratou a história, a política, o feminismo, o homossexualismo, a religião e os costumes da sociedade do século XIX, entre outros temas. Fazem também relações surpreendentes entre a trajetória machadiana e a de nomes como Eça de Queiroz. E comentam, com argumentos inesperados, romances controversos como Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Parte da ousadia de Gledson se deve ao seu diálogo com os melhores intérpretes de Machado, principalmente Roberto Schwarz. Isso lhe dá o rigor necessário para vôos inusitados, como identificar uma crônica que antecipa a teoria do "homem cordial" ou comparar a trajetória do escritor com a de Graciliano Ramos, sob o prisma da sexualidade. Com argumentação precisa e elegante, até quando contesta com firmeza argumentos como o da culpa de Capitu, os textos trazem à tona um Machado muito ligado ao seu país e tempo. Mas sempre reconhecem a impossibilidade de explicá-lo com uma só interpretação: "Isto é parte de sua grandeza como escritor, do seu constante fascínio", afirma Gledson.

Código de Barras: 9788535909166

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 23/10/2006

Idioma: Português

Título: Por um novo Machado de Assis

Artista(s): Gledson, John

Colaboradores: Tradutor Vários tradutores

EAN: 9788535909166

ISBN: 9788535909166

Número de Páginas: 456

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Ensaística

Assuntos: Ensaios; Literatura: história & crítica, Ensaios literários, Estudos literários: c. 1800 a c. 1900

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535909166

Referências específicas

ean13
9788535909166
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.