O patriarca e o bacharel - Martins, Luís
search
  • O patriarca e o bacharel - Martins, Luís

O patriarca e o bacharel - Martins, Luís

R$ 50,00
Impostos inclusos
Os bacharéis que fizeram a República em 1889 viveram um sentimento bastante difundido de remorso em relação à própria atuação histórica, numa situação verdadeiramente edipiana, de revolta de filhos contra pais. Esta é a análise central do livro "O patriarca e o bacharel", de Luís Martins, um livro publicado originalmente em 1953 e elogiado por grandes nomes da cultura brasileira, que a editora Alameda relança agora. O livro retrata como os homens que fizeram a República passaram a questioná-la ou, até, tornaram-se defensores da monarquia e de D. Pedro II. Martins usa como fonte álbuns e documentações privadas e livros de republicamos de primeira hora, além de recorrer a Gilberto Freyre e às idéias de Freud para analisar a política brasileira num momento crucial...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Os bacharéis que fizeram a República em 1889 viveram um sentimento bastante difundido de remorso em relação à própria atuação histórica, numa situação verdadeiramente edipiana, de revolta de filhos contra pais. Esta é a análise central do livro "O patriarca e o bacharel", de Luís Martins, um livro publicado originalmente em 1953 e elogiado por grandes nomes da cultura brasileira, que a editora Alameda relança agora. O livro retrata como os homens que fizeram a República passaram a questioná-la ou, até, tornaram-se defensores da monarquia e de D. Pedro II. Martins usa como fonte álbuns e documentações privadas e livros de republicamos de primeira hora, além de recorrer a Gilberto Freyre e às idéias de Freud para analisar a política brasileira num momento crucial. Para Martins, D. Pedro II, com sua imensa barba, representou a figura do pai e do patriarca conservador, contra a qual se insurgiram os jovens e rebeldes bacharéis republicanos, filhos da sociedade patriarcal. Os representantes da República atacam e, simbolicamente, matam Dom Pedro II, vivendo, depois, o sentimento de remorso. O patriarca e bacharel realiza uma leitura eclética de um momento central para a história do país e de suas elites, combinando, com raro talento de escritor (Luís Martins foi jornalista, romancista e crítico de arte), sociologia, história e psicanálise.

Código de Barras: 9788598325682

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 01/06/2008

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: O PATRIARCA E O BACHAREL

Artista(s): Martins, Luís

Colaboradores: Freyre, Gilberto (Prefácio); Milliet, Sérgio (Apresentação)

EAN: 9788598325682

ISBN: 9788598325682

Dimensões: 14 x 21 x 1cm

Número de Páginas: 205

Editora: Alameda Casa Editorial

Selo: Alameda

Gênero: História e Geografia

Assuntos: História - Geral

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788598325682
1 Item

Referências específicas

ean13
9788598325682
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.