ANO 1000, O
search
  • ANO 1000, O

ANO 1000, O

R$ 39,90
Impostos inclusos
Em meio ao frenesi criado com a chegada do ano 2000, a curiosidade torna-se irresistível: como o homem reagiu à primeira passagem de milênio da era cristã? Partindo dessa pergunta, Hilário Franco Júnior realiza neste ensaio um abrangente estudo acerca da sociedade européia de mil anos atrás. O autor foge do dualismo interpretativo comum nos textos sobre a Idade Média e propõe uma leitura mais global da época, numa abordagem que busca reconstituir as expressões de uma "sensibilidade coletiva" medieval.Dez séculos antes, a percepção do tempo era bem diferente, baseada não em uma sociedade científica e competitiva, mas nas especulações teológicas de santo Agostinho, para quem o tempo nasce naquilo que ainda não existe (o futuro), atravessa o que não tem dimensão (o...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Em meio ao frenesi criado com a chegada do ano 2000, a curiosidade torna-se irresistível: como o homem reagiu à primeira passagem de milênio da era cristã? Partindo dessa pergunta, Hilário Franco Júnior realiza neste ensaio um abrangente estudo acerca da sociedade européia de mil anos atrás. O autor foge do dualismo interpretativo comum nos textos sobre a Idade Média e propõe uma leitura mais global da época, numa abordagem que busca reconstituir as expressões de uma "sensibilidade coletiva" medieval.Dez séculos antes, a percepção do tempo era bem diferente, baseada não em uma sociedade científica e competitiva, mas nas especulações teológicas de santo Agostinho, para quem o tempo nasce naquilo que ainda não existe (o futuro), atravessa o que não tem dimensão (o presente) e vai para o que já não existe (o passado).A partir da angústia cristã latente com relação ao Fim dos Tempos, o livro analisa as reações dos diversos setores da sociedade medieval à aproximação do milênio, num período em que a crise generalizada prefigurava a falência de um sistema e a chegada de outro: o feudalismo. O ceticismo clerical, os hereges, as peregrinações, a esperança milenarista no "Reino de Cristo", todas as principais manifestações surgidas na época são analisadas com seriedade e agudeza, num estilo acessível mesmo para quem não possui familiaridade com o estudo histórico.Mas Hilário Franco Júnior vai além da análise de uma época. Seu ensaio realiza uma reflexão sobre a relação que o homem costuma estabelecer com a passagem do tempo e mostra que um bom caminho para tentar compreender o que significa o ano 2000 é estabelecer o diálogo entre o hoje e o ontem. Inquietos ou esperançosos, a melhor maneira de entrar no terceiro milênio é olhando o espelho da história e, nele, o significativo e complexo ano 1000.

Código de Barras: 9788571649590

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 07/12/1999

Idioma: Português

Título: O ano 1000

Artista(s): Franco Júnior, Hilário

EAN: 9788571649590

ISBN: 9788571649590

Número de Páginas: 112

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História do Brasil

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788571649590

Referências específicas

ean13
9788571649590
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.