PASSAGEM DO SECULO - 1480-1520, A
search
  • PASSAGEM DO SECULO - 1480-1520, A

PASSAGEM DO SECULO - 1480-1520, A

R$ 44,90
Impostos inclusos
Caramuru, cuja epopéia é mencionada neste livro, foi um dos milhares de contemporâneos dos descobrimentos marítimos que, no limiar do século XVI, tiveram a coragem de se instalar em terras inóspitas e o mérito de criar pontes entre sociedades que até então tudo separava. Na virada do século XV para o XVI, o vasto Oceano perdeu seus mistérios, uniu mundos, acelerou e intensificou o intercâmbio de povos distantes. "Cumpriu-se o mar", diria mais tarde o poeta Fernando Pessoa.O que marca a passagem do século XV para o XVI é que aí se situam as origens da globalização. Não ainda a mundialização mercantil que se inicia com a Revolução Industrial, nem a globalização atual das transações financeiras. O que se globaliza na virada do século XV para o XVI é o conhecimento ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Caramuru, cuja epopéia é mencionada neste livro, foi um dos milhares de contemporâneos dos descobrimentos marítimos que, no limiar do século XVI, tiveram a coragem de se instalar em terras inóspitas e o mérito de criar pontes entre sociedades que até então tudo separava. Na virada do século XV para o XVI, o vasto Oceano perdeu seus mistérios, uniu mundos, acelerou e intensificou o intercâmbio de povos distantes. "Cumpriu-se o mar", diria mais tarde o poeta Fernando Pessoa.O que marca a passagem do século XV para o XVI é que aí se situam as origens da globalização. Não ainda a mundialização mercantil que se inicia com a Revolução Industrial, nem a globalização atual das transações financeiras. O que se globaliza na virada do século XV para o XVI é o conhecimento do outro. Pela primeira vez, todos os recantos do mundo são mutuamente revelados. Em menos de cinqüenta anos, ibéricos, orientais, africanos e os recém-"descobertos" astecas e tupis ouvem falar de terras, povos, costumes e religiões de cuja existência nunca suspeitaram.O apogeu da expansão marítima européia é um momento de descobertas. Cartógrafos rivalizam na feitura de mapas-múndi e atlas, cada qual registrando as últimas novidades planetárias. Plantas como o cacau, a canela, a batata e a cana e animais como perus, cavalos e galinhas são transportados de um continente a outro. Europeus se deslumbram com a literatura de viagens, enquanto seus antípodas japoneses estranham os narigões dos portugueses que desembarcam com a novidade das armas de fogo.Em busca de fortuna e aventura ou com a nobre missão de expandir o reino de Cristo, milhares de mercadores, espiões, cruzados e fidalgos trilharam o mundo em torno de 1500. Alguns decênios mais tarde, vai se revelar a face cruel do processo de conquista, catequese e colonização das novas terras. Mas, na virada para o século XVI, o que se celebra é essa aventura civilizatória única, de alcance planetário, que levou o mundo a se conhecer.

Código de Barras: 9788571649651

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 15/12/1999

Idioma: Português

Título: A passagem do século

Subtítulo:1480-1520

Artista(s): Gruzinski, Serge

Colaboradores: Tradutor Aguiar, Rosa Freire

EAN: 9788571649651

ISBN: 9788571649651

Número de Páginas: 120

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História do Brasil

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788571649651

Referências específicas

ean13
9788571649651
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.