ELITE ECLESIASTICA BRASILEIRA, A
search
  • ELITE ECLESIASTICA BRASILEIRA, A

ELITE ECLESIASTICA BRASILEIRA, A

R$ 57,90
Impostos inclusos
Publicado originalmente em 1988, A elite eclesiástica brasileira se tornou um clássico da sociologia. Autor de influentes estudos sobre a cooptação dos intelectuais brasileiros pelo poder e de uma surpreendente análise da mídia a partir de Hebe Camargo, Sergio Miceli dedica-se neste livro a esmiuçar as táticas e estratégias adotadas pela Igreja católica ao enfrentar os desafios da separação do Estado durante a República Velha. Ao longo da Colônia e do Império, a Igreja era praticamente parte do Estado, com direito a verbas e interferências do governo. Com a separação trazida pela República, a Igreja perdeu as verbas e ganhou liberdade de ação. Miceli mostra como os religiosos cuidaram de manter relações próximas com as elites políticas do país, combateram os mov...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Publicado originalmente em 1988, A elite eclesiástica brasileira se tornou um clássico da sociologia. Autor de influentes estudos sobre a cooptação dos intelectuais brasileiros pelo poder e de uma surpreendente análise da mídia a partir de Hebe Camargo, Sergio Miceli dedica-se neste livro a esmiuçar as táticas e estratégias adotadas pela Igreja católica ao enfrentar os desafios da separação do Estado durante a República Velha. Ao longo da Colônia e do Império, a Igreja era praticamente parte do Estado, com direito a verbas e interferências do governo. Com a separação trazida pela República, a Igreja perdeu as verbas e ganhou liberdade de ação. Miceli mostra como os religiosos cuidaram de manter relações próximas com as elites políticas do país, combateram os movimentos cismáticos (Canudos, Juazeiro e Contestado) e tornaram-se os grandes empresários do ensino privado. O recurso às fontes primárias produzidas pela Igreja para subsidiar os processos de ordenação revela a origem social e as qualidades exigidas dos candidatos às posições de mando na hierarquia católica. Miceli mostra como a estrutura montada e aperfeiçoada ao longo da República Velha foi essencial para a sobrevivência e para o aumento do poderio católico até a chegada do Estado Novo.

Código de Barras: 9788535915006

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura (paperback)

Data de Lançamento: 08/09/2009

Idioma: Português

Título: A elite eclesiástica brasileira

Artista(s): Miceli, Sergio

EAN: 9788535915006

ISBN: 9788535915006

Número de Páginas: 232

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História do Brasil

Assuntos: América do Sul; História das Américas

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535915006

Referências específicas

ean13
9788535915006
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.