ARTÍFICES DO RIO DE JANEIRO ( 1790-1808)
search
  • ARTÍFICES DO RIO DE JANEIRO ( 1790-1808)

ARTÍFICES DO RIO DE JANEIRO ( 1790-1808)

R$ 25,00
Impostos inclusos
Observar os artesãos permite entender o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro que a Corte portuguesa encontrou ao desembarcar em terras brasileiras. O que se verificava era artífices em meio à uma variedade de ricos, pobres, legais, ilegais, imigrantes portugueses, escravos (alforriados ou não) e migrantes internos. Embora a sociedade fosse escravista, a maioria da população era livre e muitos dos artistas coloniais se identificavam como artesãos. A posição na hierarquia desses artífices, escravos ou não, e a mobilidade social que alguns deles conquistavam, também é abordada no texto, que discorre sobre o que ocorria com as corporações de ofício em virtude da escravidão e a contradição que havia entre a regulação da atividade pelo Estado e pelo restrito mercado....(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Observar os artesãos permite entender o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro que a Corte portuguesa encontrou ao desembarcar em terras brasileiras. O que se verificava era artífices em meio à uma variedade de ricos, pobres, legais, ilegais, imigrantes portugueses, escravos (alforriados ou não) e migrantes internos. Embora a sociedade fosse escravista, a maioria da população era livre e muitos dos artistas coloniais se identificavam como artesãos. A posição na hierarquia desses artífices, escravos ou não, e a mobilidade social que alguns deles conquistavam, também é abordada no texto, que discorre sobre o que ocorria com as corporações de ofício em virtude da escravidão e a contradição que havia entre a regulação da atividade pelo Estado e pelo restrito mercado. Nas palavras de Hebe Mattos, professora Titular de História do Brasil e que assina a apresentação do livro, "Especialmente evocativa é a imagem utilizada [pelo autor] da pirâmide torta, pois os mais bem sucedidos tendiam a aproximar-se da situação de rentistas e homens de negócio, afastando-se do artesanato?. Através dos artesãos, cuja atividade estava exatamente na fronteira entre cidade e campo, também pode ser vista a preponderância da cidade do Rio de Janeiro. Manifestada antes da chegada da Corte e mantida a partir da Independência do Brasil. Tal preeminência pode ser identificada na observação de muitas edificações das ruas centrais da cidade, onde constatamos um patrimônio histórico construído por artesãos, algumas vezes para suas próprias instituições. É o caso, por exemplo, da igreja de São José, que tem sua origem nas Irmandades.

Código de Barras: 9788561022051

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 2007

Título: ARTÍFICES DO RIO DE JANEIRO ( 1790-1808)

Artista(s): Marta Batista

EAN: 9788561022051

ISBN: 9788561022051

Número de Páginas: 330

Editora: Apicuri

Selo: Ateliê

Gênero: História e Geografia

Assuntos: História - Geral

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Apicuri
9788561022051
1 Item

Referências específicas

ean13
9788561022051
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.