RELACOES DE FORCA
search
  • RELACOES DE FORCA

RELACOES DE FORCA

R$ 47,90
Impostos inclusos
Conhecido do público brasileiro por obras-primas como O queijo e os vermes e História noturna, Carlo Ginzburg levanta uma polêmica sobre as visões contemporâneas da história, com a elegância e sobriedade já conhecidas. Na seqüência de Olhos de madeira - Nove reflexões sobre a distância, o historiador italiano dedica-se neste livro a desmontar a visão pós-moderna da historiografia como prática retórica, desobrigada de qualquer objetividade.Ginzburg traça uma genealogia do pós-modernismo e chega à obra do filósofo alemão Friederich Nietzsche e suas idéias juvenis sobre a retórica, para então mostrar a vigência de uma outra tradição que, desde Aristóteles, vincula estreitamente a retórica à prova.O historiador estuda momentos exemplares desse vínculo. A leitura de ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Conhecido do público brasileiro por obras-primas como O queijo e os vermes e História noturna, Carlo Ginzburg levanta uma polêmica sobre as visões contemporâneas da história, com a elegância e sobriedade já conhecidas. Na seqüência de Olhos de madeira - Nove reflexões sobre a distância, o historiador italiano dedica-se neste livro a desmontar a visão pós-moderna da historiografia como prática retórica, desobrigada de qualquer objetividade.Ginzburg traça uma genealogia do pós-modernismo e chega à obra do filósofo alemão Friederich Nietzsche e suas idéias juvenis sobre a retórica, para então mostrar a vigência de uma outra tradição que, desde Aristóteles, vincula estreitamente a retórica à prova.O historiador estuda momentos exemplares desse vínculo. A leitura de um trecho famoso da Educação sentimental, de Gustave Flaubert, vem mostrar como o discurso literário não elimina a correspondência entre ficção e história. Segundo o autor, a construção literária não é incompatível com a prova histórica.Ao analisar o quadro Demoiselles d'Avignon, de Picasso, Ginzbug mostra como a educação clássica do pintor lhe permitiu conhecer melhor culturas estranhas à sua formação. Ginzburg destaca assim a importância da tradição clássica para a visão de culturas alheias e distantes, ao contrário do que faria supor o relativismo pós-moderno.

Código de Barras: 9788535902754

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 03/09/2002

Idioma: Português

Título: Relações de força

Artista(s): Ginzburg, Carlo

Colaboradores: Tradutor Batista Neto, Jônatas

EAN: 9788535902754

ISBN: 9788535902754

Número de Páginas: 216

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História da Filosofia

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535902754

Referências específicas

ean13
9788535902754
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.