CRISE DA RAZAO, A
search
  • CRISE DA RAZAO, A

CRISE DA RAZAO, A

R$ 72,00
Impostos inclusos
Crise da cultura ou da civilização? Crise do espírito, crise do Ocidente ou crise da humanidade? Crise da liberdade e da virtude, da ética e da política? Apesar da multiplicidade de suas manifestações, a crise do nosso tempo não é um acontecimento apenas, ou um conjunto de acontecimentos isolados: é a expressão do lugar vazio deixado pela razão, que cede espaço tanto aos fundamentalismos religiosos como às diferentes mitologias. É certo que os momentos de grande transformação técnica sempre deixam a razão em crise. Mas, como interrogam os filósofos, historiadores e sociólogos que participam deste livro, a crise atual seria o anúncio de um começo - o fim de uma tradição e o início de outra -, ou a perda definitiva dos critérios do bem e do mal, do justo e do inju...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Crise da cultura ou da civilização? Crise do espírito, crise do Ocidente ou crise da humanidade? Crise da liberdade e da virtude, da ética e da política? Apesar da multiplicidade de suas manifestações, a crise do nosso tempo não é um acontecimento apenas, ou um conjunto de acontecimentos isolados: é a expressão do lugar vazio deixado pela razão, que cede espaço tanto aos fundamentalismos religiosos como às diferentes mitologias. É certo que os momentos de grande transformação técnica sempre deixam a razão em crise. Mas, como interrogam os filósofos, historiadores e sociólogos que participam deste livro, a crise atual seria o anúncio de um começo - o fim de uma tradição e o início de outra -, ou a perda definitiva dos critérios do bem e do mal, do justo e do injusto, do real e do possível, isto é, o fim de toda tradição?ÍndiceA lógica atormentada - Adauto NovaesContingência e necessidade - Marilena ChauíO imaginário da crise - Claude LefortCrise da idéia de crise - Gerd BornheimNascimento da razão, origem da crise - Francis WolffA invenção da crise - Carlos Alberto Ribeiro de MouraSobre o estatuto da razão - Gerd Bornheim Erro, ilusão, loucura - Bento Prado Jr.Razão de Estado - João Adolfo HansenRazões do mistério - Alcir PécoraUma fé, um rei, uma lei: A crise da razão política na França das Guerras de Religião - Sérgio CardosoDescartes: o eu e o outro de si - Olgária Chain Féres MatosContra os mistérios da realeza, a curiosidade - Renato Janine RibeiroGiordano Bruno: os infinitos do mundo - Newton BignottoNa noite das luzes - Alain GrosrichardA deusa Razão - Sergio Paulo RouanetO sono da razão produz monstros - Jorge ColiA careta de Garrick: O comediante segundo Diderot - Luiz F. Franklin de MatosUm sorriso medonho - Marcelo CoelhoÉtica e razão - Franklin Leopoldo e SilvaO dissenso - Jacques RanciéreLógica da emancipação - José Arthur GiannottiMessianismo e revolução - Michael LöwyO Terros e seu inimigo - Jacob RogozinskiA harmonia essencial - Luiz Henrique Lopes dos SantosEntre Kant e Wittgenstein - Claude ImbertSobre a tecnofobia - Gérard LebrunCrítica da razão cósmica - Mário Novello e Luciane R. de FreitasCaos, acaso, tempo - Luiz Alberto OliveiraCidades desmedidas - Nelson Brissac PeixotoSímbolos e bandeiras - Luiz Roberto Monzani

Código de Barras: 9788571646070

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 25/11/1996

Idioma: Português

Título: A crise da razão

Artista(s): Vários autores

EAN: 9788571646070

ISBN: 9788571646070

Número de Páginas: 568

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Psicologia, Psicanálise

Assuntos: Filosofia

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788571646070

Referências específicas

ean13
9788571646070
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.