A harmonia do mundo - Marcelo Gleiser
search
  • A harmonia do mundo - Marcelo Gleiser

A harmonia do mundo - Marcelo Gleiser

R$ 72,90
Impostos inclusos
Afirmar hoje que a órbita dos planetas descreve uma elipse ou que seu movimento não é uniforme não é nenhuma novidade - é apenas enunciar duas leis básicas da astronomia moderna. Não era bem assim na época em que Johannes Kepler (1571-1630) fez suas descobertas. Numa Europa convulsionada pelos conflitos da Contra-Reforma, o melhor era não proclamar nada em voz alta, mesmo que décadas antes Copérnico já tivesse previsto que a Terra girava em torno do Sol. Recém-ingressado na Universidade de Tübingen, o então modesto estudante de teologia Johannes Kepler decidiu se lançar à perigosa tarefa de comprovar a descoberta de Copérnico. Tinha a seu lado o mestre e mentor Michael Maestlin (1550-1631), um dos astrônomos mais talentosos da época. Quatro décadas mais tarde, o...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Afirmar hoje que a órbita dos planetas descreve uma elipse ou que seu movimento não é uniforme não é nenhuma novidade - é apenas enunciar duas leis básicas da astronomia moderna. Não era bem assim na época em que Johannes Kepler (1571-1630) fez suas descobertas. Numa Europa convulsionada pelos conflitos da Contra-Reforma, o melhor era não proclamar nada em voz alta, mesmo que décadas antes Copérnico já tivesse previsto que a Terra girava em torno do Sol. Recém-ingressado na Universidade de Tübingen, o então modesto estudante de teologia Johannes Kepler decidiu se lançar à perigosa tarefa de comprovar a descoberta de Copérnico. Tinha a seu lado o mestre e mentor Michael Maestlin (1550-1631), um dos astrônomos mais talentosos da época. Quatro décadas mais tarde, octogenário e angustiado por não ter dado ao pupilo o apoio de que necessitava, Maestlin relembra a atribulada trajetória pessoal e intelectual de Kepler. Misturando reminiscências do mestre aos diários que Kepler lhe enviou pouco antes de morrer, este belo romance histórico reconstrói a trajetória de um pesquisador determinado, rumo a uma nova astronomia e a sua obra-prima, A harmonia do mundo - síntese do conhecimento humano com que Kepler pretendeu demonstrar a perfeição da obra divina, da geometria à música, da astrologia à astronomia. Para escrever o romance, Marcelo Gleiser realizou extensa pesquisa em busca de documentos e manuscritos originais. "Segui os passos do Kepler por três semanas: Alemanha, Áustria e República Tcheca. Sentei na mesa em que ele sentava, li o livro que ele estava lendo. Tenho a correspondência trocada entre Kepler e Maestlin. Li toneladas de coisas. Tentei encarnar a vida dele", resume Gleiser. "Gleiser é a estrela mais brilhante de uma pequena constelação que consegue escrever numa língua que todos entendem" - Roald Hoffmann, Prêmio Nobel de Química

Contado do ponto de vista do mestre Michael Maestlin, este belo romance narra a vida atribulada do genial matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), que, através da observação da órbita de Marte, formulou as 3 leis fundamentais do movimento planetário.

Código de Barras: 9788535908893

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 03/08/2006

Idioma: Português

Título: A harmonia do mundo

Artista(s): Gleiser, Marcelo

EAN: 9788535908893

ISBN: 9788535908893

Número de Páginas: 328

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Cia das Letras

Gênero: Filosofia; Ficção, Narrativa

Assuntos: Histórica; Romance histórico, Astronomia, espaço & tempo

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535908893

Referências específicas

ean13
9788535908893
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.