Protágoras de Platão - obras III - Lopes, Daniel R. N.

R$ 142,40
Impostos inclusos
No Protágoras, Platão introduz a discussão sobre um dos temas centrais da reflexão moral antiga, a unidade das virtudes, que repercutirá tanto no desenvolvimento de sua própria filosofia, em diálogos como a República, como no pensamento de Aristóteles e nos debates internos ao estoicismo. A questão surge de uma controvérsia entre as personagens Sócrates e Protágoras acerca da possibilidade de se ensinar a virtude aos jovens, uma vez que os sofistas arrogavam a si o poder de educá-los e prepará-los para a vida pública na democracia de Atenas. Desse embate entre duas concepções antagônicas de virtude, entre dois modelos conflitantes de educação, consolida-se no interior do pensamento platônico a oposição entre filosofia, na figura de Sócrates, e sofística, na de P...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

No Protágoras, Platão introduz a discussão sobre um dos temas centrais da reflexão moral antiga, a unidade das virtudes, que repercutirá tanto no desenvolvimento de sua própria filosofia, em diálogos como a República, como no pensamento de Aristóteles e nos debates internos ao estoicismo. A questão surge de uma controvérsia entre as personagens Sócrates e Protágoras acerca da possibilidade de se ensinar a virtude aos jovens, uma vez que os sofistas arrogavam a si o poder de educá-los e prepará-los para a vida pública na democracia de Atenas. Desse embate entre duas concepções antagônicas de virtude, entre dois modelos conflitantes de educação, consolida-se no interior do pensamento platônico a oposição entre filosofia, na figura de Sócrates, e sofística, na de Protágoras, como duas vertentes intelectuais em disputa pela primazia da sabedoria nos séculos V e IV a.C. Nesta edição da coleção Textos, a Perspectiva traz ao público uma nova tradução em português realizada diretamente do grego, com notas e comentários, por um dos especialistas do pensamento platônico no Brasil, Daniel R.N. Lopes, autor também do meticuloso estudo que acompanha a obra, que visa compreender os problemas filosóficos abordados por Platão à luz dos elementos dramáticos e literários constituintes do gênero dialógico.

Código de Barras: 9788527311120

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 01/01/2017

Título: Protágoras de Platão - obras III

Artista(s): Lopes, Daniel R. N.

EAN: 9788527311120

ISBN: 9788527311120

Número de Páginas: 680

Editora: Perspectiva

Selo: Textos (3)

Gênero: QDHA - Filosofia antiga, QD - Filosofia

Assuntos: República; reflexão moral; Aristóteles; estoicismo; Platão; Filosofia

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Perspectiva
9788527311120

Referências específicas

ean13
9788527311120
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.