A cidade ilhada - Milton Hatoum
search
  • A cidade ilhada - Milton Hatoum

A cidade ilhada - Milton Hatoum

R$ 37,90
Impostos inclusos
Como disse uma vez o escritor argentino Julio Cortázar, o conto é uma pequena e perfeita esfera verbal que guarda uma única semente a ponto de eclodir. A semente pode ser de qualquer natureza - um lugar, um rosto, um episódio -, contanto que as mãos hábeis do bom contista saibam torná-la o ponto central a partir do qual se forma a esfera narrativa. Desse feitio, justamente, são os contos que Milton Hatoum reuniu em A cidade ilhada: relances da experiência vivida recolhidos em tramas brevíssimas, de dicção enxuta, em que tudo ganha nitidez máxima - e máximo poder de iluminação. As sementes desses contos não poderiam ser mais diversas: a primeira visita a um bordel em Varandas da Eva; uma passagem de Euclides da Cunha em Uma carta de Bancroft; a vida de exilad...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Como disse uma vez o escritor argentino Julio Cortázar, o conto é uma pequena e perfeita esfera verbal que guarda uma única semente a ponto de eclodir. A semente pode ser de qualquer natureza - um lugar, um rosto, um episódio -, contanto que as mãos hábeis do bom contista saibam torná-la o ponto central a partir do qual se forma a esfera narrativa. Desse feitio, justamente, são os contos que Milton Hatoum reuniu em A cidade ilhada: relances da experiência vivida recolhidos em tramas brevíssimas, de dicção enxuta, em que tudo ganha nitidez máxima - e máximo poder de iluminação. As sementes desses contos não poderiam ser mais diversas: a primeira visita a um bordel em Varandas da Eva; uma passagem de Euclides da Cunha em Uma carta de Bancroft; a vida de exilados em Bárbara no inverno ou Encontros na península; o amor platônico por uma inglesinha em Uma estrangeira da nossa rua. Com mão discreta e madura, Hatoum trabalha esses fragmentos da memória até que adquiram, sem que se adivinhe como ou quando, outro caráter: frutos do acaso e da biografia pessoal, eles afinal se mostram como imagens exemplares do curso de nossos desejos e fracassos. Uns e outros, aliás, respondem pela rede subterrânea que amarra entre si os contos de A cidade ilhada. Se o desejo - sob a forma do amor, da literatura ou da viagem - leva os personagens a dilatar o raio de sua ação e a transpor as barreiras da infância e da moral, da classe e da província, estes mesmos elementos não se dão por vencidos e apenas aguardam a hora certa para se abater sobre os heróis como uma fatalidade erótica ou histórica que os traz de volta a um centro imóvel: para onde vou, Manaus me persegue. Esferas perfeitas ou espirais vertiginosas? Breves como são, as histórias de Milton Hatoum guardam em si a mesma potência expansiva e explosiva que o leitor já conhecia desde Dois irmãos e Cinzas do Norte.

Código de Barras: 9788535924411

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 20/05/2014

Idioma: Português

Título: A cidade ilhada

Artista(s): Hatoum, Milton

EAN: 9788535924411

ISBN: 9788535924411

Número de Páginas: 104

Editora: Companhia de Bolso

Selo: Companhia de Bolso

Gênero: Contos e Crônicas; Ficção, Narrativa

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535924411
1 Item

Referências específicas

ean13
9788535924411
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.