O dia de um escrutinador - Italo Calvino
search
  • O dia de um escrutinador - Italo Calvino

O dia de um escrutinador - Italo Calvino

R$ 49,90
Impostos inclusos
Amerigo Ormea, militante do Partido Comunista, supervisiona o processo de votação no Cottolengo, um hospício de Turim. Em meio a eleitores tão incomuns quanto anões, coxos, cegos e deficientes mentais, ele se pergunta o que faz dele um cidadão responsável e um eleitor consciente - e não um louco.Amerigo passa a se questionar sobre a razão do comunismo, sobre a natureza do amor e sobre a validade da crença religiosa. Não seria o comunismo também uma espécie de religião? Até que ponto é mesmo democrático obrigar todos a votar? O que determina a normalidade de um cidadão?A visão terrível da situação dos pacientes - como a de uma mulher sem pernas que se arrasta num banquinho ou a de uma freira deitada numa maca, com a expressão de quem "se afoga no fundo de um poço...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Amerigo Ormea, militante do Partido Comunista, supervisiona o processo de votação no Cottolengo, um hospício de Turim. Em meio a eleitores tão incomuns quanto anões, coxos, cegos e deficientes mentais, ele se pergunta o que faz dele um cidadão responsável e um eleitor consciente - e não um louco.Amerigo passa a se questionar sobre a razão do comunismo, sobre a natureza do amor e sobre a validade da crença religiosa. Não seria o comunismo também uma espécie de religião? Até que ponto é mesmo democrático obrigar todos a votar? O que determina a normalidade de um cidadão?A visão terrível da situação dos pacientes - como a de uma mulher sem pernas que se arrasta num banquinho ou a de uma freira deitada numa maca, com a expressão de quem "se afoga no fundo de um poço" - suscita ao escrutinador reflexões existenciais. Uma cena subitamente se revela como a encarnação do amor: um pai alimenta com amêndoas o filho deficiente. Amerigo conclui: "o humano chega aonde chega o amor; não tem fronteiras a não ser as que lhe damos". Italo Calvino escreveu O dia de um escrutinador entre 1953 e 1963, após viver experiências semelhantes às de seu personagem. A crueza dos sentimentos vividos no hospício - é Calvino mesmo quem afirma - o impediu de escrever por vários meses seguidos.Retrato de uma Itália ainda marcada pelas cicatrizes do fascismo, o relato funde recursos coloquiais e reflexivos a descrições visuais comoventes - e o próprio leitor se descobre um escrutinador da ética individual e coletiva.

Um militante comunista fiscaliza as eleições num hospício de Turim. Seria mais um dia normal na vida de Amerigo Ormea, mas a experiência de convívio com pessoas tão incomuns muda completamente a visão do escrutinador sobre a política, o amor e a religião. Afinal, pergunta-se Amerigo, o que determina a normalidade de um cidadão?

Código de Barras: 9788535903096

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 12/05/2002

Idioma: Português

Título: O dia de um escrutinador

Título Original: LA GIORNATA D´UNO ESCRUTATORE

Artista(s): Calvino, Italo

Colaboradores: Tradutor Barni, Roberta

EAN: 9788535903096

ISBN: 9788535903096

Número de Páginas: 96

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Romance/Novela; Ficção, Narrativa

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535903096

Referências específicas

ean13
9788535903096
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.