A crise completa - Campos, Lauro (Autor)
search
  • A crise completa - Campos, Lauro (Autor)

A crise completa - Campos, Lauro (Autor)

R$ 89,00
Impostos inclusos
A crise econômica mundial, especialmente após o fracasso das políticas neoliberais em várias partes do mundo, está permitindo a busca de novas interpretações sobre o modo de produção capitalista, suas contradições e crises. Nesse sentido, o livro do professor Lauro Campos, A crise completa: a economia política do não, traz uma importante contribuição para quem quer discutir a fundo a natureza desse sistema e o sentido histórico de suas contradições.O trabalho busca compreender as transformações dos fenômenos socioeconômicos do capitalismo. As relações polarizadas que constituem a infraestrutura da economia capitalista revelam as contradições que, por meio de auges e de depressões sucessivas, produzem a história econômica e a história do pensamento econômico capi...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

A crise econômica mundial, especialmente após o fracasso das políticas neoliberais em várias partes do mundo, está permitindo a busca de novas interpretações sobre o modo de produção capitalista, suas contradições e crises. Nesse sentido, o livro do professor Lauro Campos, A crise completa: a economia política do não, traz uma importante contribuição para quem quer discutir a fundo a natureza desse sistema e o sentido histórico de suas contradições.O trabalho busca compreender as transformações dos fenômenos socioeconômicos do capitalismo. As relações polarizadas que constituem a infraestrutura da economia capitalista revelam as contradições que, por meio de auges e de depressões sucessivas, produzem a história econômica e a história do pensamento econômico capitalista. Sob o aparente desenvolvimento, se produz e desenvolve a crise. Ao lado do trabalho produtivo, que traz lucro e desenvolve as forças produtivas, cresce e se avoluma o trabalho não produtivo, se afirmam as não mercadorias, não valores de uso e não valores em que o trabalho não produtivo se materializa.O crédito ao consumo, a dívida pública e a dívida interna revelam os limites em que esbarra sua dinâmica contraditória. Não ativam mais o processo econômico mas, ao contrário, se transformam em obstáculos: o desenvolvimento produz o não desenvolvimento. A crise completa: a economia política do não pretende tomar a crise capitalista como um fenômeno que se desenvolve e se completa. Em sua forma mais simples e elementar, as contradições se manifestam como tensão entre valor de uso e valor. Cada ato de investimento, de acumulação de capital é, concomitantemente, um ato em direção à negação do capital, à superação das relações capitalistas. A negatividade interna da acumulação só se torna visível nas crises, que revelam que essa negatividade é da essência da própria acumulação capitalista.A visão parcial e positiva do capitalismo considera-o como um processo de acumulação de capital, de descobertas tecnológicas, de globalização das relações de produção capitalistas, de aumento da produtividade, de modernização incessante. O capitalismo é tudo isto e muito mais. Ao lado dos feitos e efeitos, do desenvolvimento sem precedentes das forças produtivas, o capitalismo desenvolveu um conteúdo negativo - o desemprego, a dívida publica, a divida externa, a divida de empresas e famílias, a divida social, a exclusão, a marginalização, a pobreza, a fome, a desnutrição, a destruição sistêmica.

Código de Barras: 9788585934736

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 27/09/2001

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: A crise completa

Subtítulo:a economia política do não

Artista(s): Campos, Lauro (Autor)

EAN: 9788585934736

ISBN: 9788585934736

Número de Páginas: 344

Editora: Boitempo

Selo: Boitempo Editorial

Gênero: Humanidades

Assuntos: Negócios & Economia,Economia,Macroeconomia

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Boitempo
9788585934736

Referências específicas

ean13
9788585934736
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.