Sombras no paraíso - Cass, Thiago Rhys Bezerra (Autor)

R$ 60,00
Impostos inclusos
O livro "Sombras no paraíso", de Thiago Cass, é uma análise das relações entre o romance indianista de José de Alencar e os poemas atribuídos ao bardo Ossian, pretensamente traduzidos mas, na verdade, escritos por James Macpherson. O objetivo do estudo não é mapear os pontos de contato entre os textos, trabalho já realizado pela recepção crítica, mas, como diz o autor, ´ossianizar a leitura´ dos romances brasileiros a partir de duas questões principais: a análise dos recursos empregados para a estilização da fala primitiva e a discussão do destino dos povos indígenas na obra de Alencar. Para cruzar as linhas que separam dois horizontes culturais aparentemente tão distantes, Thiago Cass dispõe de um personagem fundamental, o escocês Hugh Blair, principal defe...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

O livro "Sombras no paraíso", de Thiago Cass, é uma análise das relações entre o romance indianista de José de Alencar e os poemas atribuídos ao bardo Ossian, pretensamente traduzidos mas, na verdade, escritos por James Macpherson. O objetivo do estudo não é mapear os pontos de contato entre os textos, trabalho já realizado pela recepção crítica, mas, como diz o autor, ´ossianizar a leitura´ dos romances brasileiros a partir de duas questões principais: a análise dos recursos empregados para a estilização da fala primitiva e a discussão do destino dos povos indígenas na obra de Alencar. Para cruzar as linhas que separam dois horizontes culturais aparentemente tão distantes, Thiago Cass dispõe de um personagem fundamental, o escocês Hugh Blair, principal defensor da autenticidade das traduções de Macpherson e autor das Lectures on Rhetoric and Belles Lettres, livro amplamente divulgado no Brasil do século XIX por meio de traduções francesas. Desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado, o livro demonstra familiaridade com os textos analisados, com o contexto histórico-cultural no qual eles foram produzidos e com sua recepção crítica. Thiago Cass transita com segurança por uma ampla bibliografia e demonstra uma capacidade de pesquisa rara nesse nível de estudo acadêmico.

Código de Barras: 9788577510818

Tipo de Item: Livro Impresso

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 25/03/2013

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Sombras no paraíso

Subtítulo:dos Poemas de Ossian à prosa indianista de José de Alencar

Artista(s): Cass, Thiago Rhys Bezerra (Autor)

ISBN: 9788577510818

Número de Páginas: 256

Editora: Nankin

Selo: Nankin Editorial

Gênero: Teoria e crítica literária

Assuntos: Literatura,História,Crítica

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Nankin
9788577510818
1 Item

Referências específicas

ean13
9788577510818
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.