CINEASTAS E IMAGENS DO POVO
search
  • CINEASTAS E IMAGENS DO POVO

CINEASTAS E IMAGENS DO POVO

R$ 64,90
Impostos inclusos
Reedição atualizada de um livro que marcou a discussão sobre o cinema brasileiro. Bernardet analisa documentários dos anos 60 e 70 - Viramundo, ABC da greve, Opinião pública, Aruanda, entre outros - enfocando a relação dos diretores com a temática popular. Inclui ensaios inéditos sobre filmes como Cabra marcado para morrer e Os anos JK. A partir da última década do século XX, o cinema documentário ressurgiu com força e recuperou prestígio no Brasil, tornando-se um gênero cultuado pela nova geração de realizadores. A reedição de Cineastas e imagens do povo, publicado originalmente em 1985 pela editora Brasiliense, permite compreender melhor as tendências recentes e as inovações do cinema brasileiro contemporâneo, em diálogo com a tradição. O múltiplo Jean-Claude ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Reedição atualizada de um livro que marcou a discussão sobre o cinema brasileiro. Bernardet analisa documentários dos anos 60 e 70 - Viramundo, ABC da greve, Opinião pública, Aruanda, entre outros - enfocando a relação dos diretores com a temática popular. Inclui ensaios inéditos sobre filmes como Cabra marcado para morrer e Os anos JK. A partir da última década do século XX, o cinema documentário ressurgiu com força e recuperou prestígio no Brasil, tornando-se um gênero cultuado pela nova geração de realizadores. A reedição de Cineastas e imagens do povo, publicado originalmente em 1985 pela editora Brasiliense, permite compreender melhor as tendências recentes e as inovações do cinema brasileiro contemporâneo, em diálogo com a tradição. O múltiplo Jean-Claude Bernardet - crítico, professor, pesquisador, historiador, escritor, roteirista, ator e cineasta - parte da linguagem dos filmes para analisar os conflitos ideológicos e estéticos dos cineastas na sua relação com a imagem do povo. O autor estuda filmes como Viramundo, de Geraldo Sarno, ABC da greve, de Leon Hirzman, Opinião pública, de Arnaldo Jabor, Aruanda, de Linduarte Noronha, Porto de Santos, de Aloyisio Raulino, Greve, de João Batista de Andrade, e Subterrâneos do futebol, de Maurice Capovilla, entre outros. Bernardet também comenta filmes que se relacionam com os documentários analisados, como Barravento e Terra em transe, de Glauber Rocha, Garrincha, alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade, Memórias do cárcere e Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos. Cineastas e imagens do povo ultrapassa seu objetivo inicial e propõe uma formulação teórica sobre o cinema brasileiro como um todo. Esta reedição atualizada inclui também filmografia inédita e novos ensaios, sobre Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, Os anos JK, de Sílvio Tendler, O homem que virou suco, de João Batista de Andrade, entre outros filmes.

Código de Barras: 9788535904024

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura (paperback)

Data de Lançamento: 12/08/2003

Idioma: Português

Título: Cineastas e imagens do povo

Artista(s): Bernardet, Jean-Claude

EAN: 9788535904024

ISBN: 9788535904024

Dimensões: 13.8x21.0

Número de Páginas: 320

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Cinema, Rádio e TV

Assuntos: Artes performáticas

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535904024

Referências específicas

ean13
9788535904024
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.