Retorno à condição operária - Beaud, Stéphane (Autor), Pialoux, Michel (Autor)
search
  • Retorno à condição operária - Beaud, Stéphane (Autor), Pialoux, Michel (Autor)

Retorno à condição operária - Beaud, Stéphane (Autor), Pialoux, Michel (Autor)

R$ 85,00
Impostos inclusos
Retorno à condição operária, de Stéphane Beaud e Michel Pialoux, é um clássico da sociologia do trabalho. A partir de uma profunda pesquisa sobre as transformações vividas pela classe operária a partir da década de 1980, os autores buscam compreender o processo que resultou na perda de expressão política do operariado. Trata-se de um retrato não só das estratégias patronais para dissuadir a organização coletiva, mas também do impacto de novas técnicas gerenciais que alteraram de maneira significativa o sentido de identidades no mundo do trabalho. O objeto de estudo de Beaud e Pialoux são as fábricas da montadora Peugeot, da região fabril de Sochaux-Montbéliard, na França. É a partir de uma imersão nesse local de pesquisa que os autores costuram uma ampla etnogra...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Retorno à condição operária, de Stéphane Beaud e Michel Pialoux, é um clássico da sociologia do trabalho. A partir de uma profunda pesquisa sobre as transformações vividas pela classe operária a partir da década de 1980, os autores buscam compreender o processo que resultou na perda de expressão política do operariado. Trata-se de um retrato não só das estratégias patronais para dissuadir a organização coletiva, mas também do impacto de novas técnicas gerenciais que alteraram de maneira significativa o sentido de identidades no mundo do trabalho. O objeto de estudo de Beaud e Pialoux são as fábricas da montadora Peugeot, da região fabril de Sochaux-Montbéliard, na França. É a partir de uma imersão nesse local de pesquisa que os autores costuram uma ampla etnografia, avaliando desde aspectos históricos, conjunturais e sindicais até o mapa cultural do movimento, ampliando o escopo da sociologia do trabalho mais tradicional. A perda do prestígio simbólico da classe, a compressão dos espaços de socialização, a divisão geográfica do trabalho e as diferenciações geracionais e de gênero no conjunto dos trabalhadores são alguns dos muitos aspectos que ajudam a compreender a situação do universo operário hoje. O trajeto percorrido pelos autores retoma as consequências sociais e industriais desse desmonte, contribuindo para desfazer o mito de que a classe perdeu peso e importância na organização social, sobretudo para as análises acadêmicas e projetos políticos. Com isso, a obra propõe um retorno à condição operária como modo de compreender e transformar a sociedade. Nas palavras de Marco Santana, que assina a orelha desta edição, 'estão em tela questões tais como: as mudanças no mundo do trabalho e seus impactos para a vida da classe trabalhadora, as novas estratégias empresariais, o papel da escola e da família nesse novo contexto, os conflitos intergeracionais e os processos de desfiliação e delinquência que podem surgir desse mundo em mutação. Enfim, questões que hoje, dada a mundialização, estão postas, ainda que em graus diversos, em todas as partes do globo'. Retorno à condição operária, publicado no âmbito do Ano da França no Brasil, contou com o apoio do Ministério francês das Relações Exteriores e Europeias.'

Código de Barras: 9788575591390

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 31/12/2009

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Retorno à condição operária

Subtítulo:investigação em fábricas da Peugeot na França

Artista(s): Beaud, Stéphane (Autor), Pialoux, Michel (Autor)

Colaboradores: Echalar, Mariana (Tradutor)

EAN: 9788575591390

ISBN: 9788575591390

Número de Páginas: 331

Editora: Boitempo

Selo: Boitempo Editorial

Gênero: Humanidades

Assuntos: Ciências Políticas,Relações Trabalhistas & Industriais

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Boitempo
9788575591390

Referências específicas

ean13
9788575591390
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.