IMAGEM VIOLENCIA ETNOG. DE UM CINEMA PROVOCADOR
search
  • IMAGEM VIOLENCIA ETNOG. DE UM CINEMA PROVOCADOR

IMAGEM VIOLENCIA ETNOG. DE UM CINEMA PROVOCADOR

R$ 38,00
Impostos inclusos
Tendo como objeto de análise um conjunto de filmes lançados nos anos 1990, tais como Cães de aluguel e Pulp fiction, de Quentin Tarantino, Fargo, dos irmãos Coen, A estrada perdida, de David Lynch, Violência gratuita, de Michael Haneke e outros, Rose Satiko Gitirana Hikiji mostra neste livro como a violência não é apenas um tema da sociedade contemporânea que se reflete no cinema, mas também uma linguagem comum a ele, exposta na forma de suas imagens. Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador é uma pesquisa ousada no campo da antropologia visual. Nessa abordagem, os filmes têm sido pensados como produtos culturais que veiculam representações, recortam e organizam a experiência social, contam histórias, tempos, lugares, sentimentos e perspectivas e si...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Tendo como objeto de análise um conjunto de filmes lançados nos anos 1990, tais como Cães de aluguel e Pulp fiction, de Quentin Tarantino, Fargo, dos irmãos Coen, A estrada perdida, de David Lynch, Violência gratuita, de Michael Haneke e outros, Rose Satiko Gitirana Hikiji mostra neste livro como a violência não é apenas um tema da sociedade contemporânea que se reflete no cinema, mas também uma linguagem comum a ele, exposta na forma de suas imagens. Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador é uma pesquisa ousada no campo da antropologia visual. Nessa abordagem, os filmes têm sido pensados como produtos culturais que veiculam representações, recortam e organizam a experiência social, contam histórias, tempos, lugares, sentimentos e perspectivas e sintetizam visões de mundo. Tema consagrado nos nossos mais diversos meios de expressão artística nas artes plásticas, na dramaturgia clássica e contemporânea, nos contos de fadas, na literatura de terror etc. a violência é aqui analisada de uma forma nova: por meio de montagens, desmontagens, fragmentos fílmicos e de uma interessante abordagem sobre o riso do espectador. Série Antropologia/PPGAS-USP Autora Rose Satiko Gitirana Hikiji é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É vice-coordenadora do LISA Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, vice-coordenadora do GRAVI Grupo de Antropologia Visual e coordenadora do PAM Pesquisas em Antropologia Musical, todos na USP. É autora do livro A música e o risco (Edusp/Fapesp, 2006) e coorganizadora dos livros Escrituras da Imagem (Edusp,2004) e Imagem-Conhecimento (Papirus, 2009). Dirigiu diversos filmes etnográficos, entre eles A arte e a rua (2011), Lá do Leste (2010), Cinema de Quebrada (2008), Pulso, um vídeo com Alessandra (2006) e Microfone, Senhora (2003) Performance cinema aurbano PulpFiction Coleção Antropologia Hoje A coleção Antropologia Hoje é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Antropologia Urbana da USP e da Editora Terceiro Nome com o propósito de divulgar ensaios, resultados de pesquisas, etnografias e propostas teórico-metodológicas da Antropologia volta dos para a dinâmica cultural e a processos sociais contemporâneos. Conselho Editorial José Guilherme Cantor Magnani(diretor) NAU/USP Luiz Henrique de Toledo UFSCar Renata Menezes MN/UFRJ Ronaldo de Almeida Unicamp Luis Felipe Kojima Hirano(coord.) NAU-USP blackfridayantropologia imagem

Código de Barras: 9788578161026

Tipo de Item: Livro

Data de Lançamento: jan 2012

Título: IMAGEM VIOLENCIA ETNOG. DE UM CINEMA PROVOCADOR

Artista(s):

EAN: 9788578161026

ISBN: 9788578161026

Número de Páginas: 200

Editora: Terceiro Nome

Selo: Terceiro Nome

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788578161026
1 Item

Referências específicas

ean13
9788578161026
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.