PROBLEMA DA INCREDULIDADE NO SECULO XVI: A RELIGIÃO DE RABELAIS
search
  • PROBLEMA DA INCREDULIDADE NO SECULO XVI: A RELIGIÃO DE RABELAIS

PROBLEMA DA INCREDULIDADE NO SECULO XVI: A RELIGIÃO DE RABELAIS

R$ 82,90
Impostos inclusos
O século XVI tem uma história repleta de eventos influentes e personagens marcantes, dos Grandes Descobrimentos à Reforma Protestante, de Leonardo da Vinci e Michelangelo a Shakespeare. Cada um deles mereceu muitos estudos e gerou várias polêmicas. Mas poucos livros são tão originais como este, pois o historiador Lucien Febvre não examina uma presença naquele momento, e sim uma ausência - a noção de descrença. O ponto de partida para essa análise refinada foi um estudo publicado em 1924 por um especialista na literatura do Renascimento, Abel Lefranc, para quem o escritor François Rabelais teria sido "ateu militante". O caminho que Febvre segue para refutar essa ideia é demonstrar que Rabelais não poderia ter sido ateu pela simples (na verdade complexa) razão de...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

O século XVI tem uma história repleta de eventos influentes e personagens marcantes, dos Grandes Descobrimentos à Reforma Protestante, de Leonardo da Vinci e Michelangelo a Shakespeare. Cada um deles mereceu muitos estudos e gerou várias polêmicas. Mas poucos livros são tão originais como este, pois o historiador Lucien Febvre não examina uma presença naquele momento, e sim uma ausência - a noção de descrença. O ponto de partida para essa análise refinada foi um estudo publicado em 1924 por um especialista na literatura do Renascimento, Abel Lefranc, para quem o escritor François Rabelais teria sido "ateu militante". O caminho que Febvre segue para refutar essa ideia é demonstrar que Rabelais não poderia ter sido ateu pela simples (na verdade complexa) razão de que o século XVI desconhecia o conceito de descrença. Lefranc teria confundido a visão rabelaisiana do cristianismo, crítica em relação às instituições eclesiásticas e à multiplicação supersticiosa dos milagres, com ateísmo. A rigor, Rabelais é um cristão desiludido. Sua proposta é a volta aos preceitos evangélicos, e muita prece. Como nota Febvre, não era fácil para um homem de então, por mais inconformista que fosse, romper com os usos e costumes dos grupos sociais de que fazia parte; é inegável a "religiosidade profunda da maior parte dos criadores do mundo moderno".

Código de Barras: 9788535913286

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 04/02/2009

Idioma: Português

Título: O problema da incredulidade no século XVI

Artista(s): Febvre, Lucien

Colaboradores: Tradutor Machado, Maria Lucia

EAN: 9788535913286

ISBN: 9788535913286

Número de Páginas: 520

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535913286

Referências específicas

ean13
9788535913286
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.