• Em promoção!
O livro das citações - Eduardo Giannetti
search
  • O livro das citações - Eduardo Giannetti

O livro das citações - Eduardo Giannetti

R$ 87,90
Impostos inclusos
À maneira de um cento ("mosaico literário") renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros. O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos prefácios; a conclusão reúne passagens sobre a arte de concluir. Fruto de três décadas de garimpo, tudo nele é tomado de empréstimo - tudo foi cuidadosamente peneirado e pinçado de um patrimônio intelectual abrangendo distintas tradições e 25 séculos de contribuições à filosofia, ciência e literatura universais. Não se trata de uma simples coletânea de provérbios, aforismos ou ditos espirituosos. Trata-se, como define o subtítulo, de "um breviário de idéias replicantes": um livro que identifica um conjunto de feixes temáticos, junta pontos cruciais da árvore genealógica de cada ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

À maneira de um cento ("mosaico literário") renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros. O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos prefácios; a conclusão reúne passagens sobre a arte de concluir. Fruto de três décadas de garimpo, tudo nele é tomado de empréstimo - tudo foi cuidadosamente peneirado e pinçado de um patrimônio intelectual abrangendo distintas tradições e 25 séculos de contribuições à filosofia, ciência e literatura universais. Não se trata de uma simples coletânea de provérbios, aforismos ou ditos espirituosos. Trata-se, como define o subtítulo, de "um breviário de idéias replicantes": um livro que identifica um conjunto de feixes temáticos, junta pontos cruciais da árvore genealógica de cada um deles e ilustra com profusão de exemplos - verdadeiras famílias de indagações e conjecturas, reflexões e inquietações humanas - sua capacidade de propagação na história das idéias. O livro das citações está estruturado em quatro grandes temas: o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica. Ao longo de 36 capítulos, o leitor poderá perambular prazerosamente ao acaso, como na companhia de um amigo a quem se retorna, e encantar-se com coleções de citações encadeadas que nos levam da "ansiedade do tempo" ao "ponto de vista cósmico"; da "fome execranda do ouro" ao "feitiço da linguagem"; do "elogio do sono" a "amor, sexo, amizade"; de "a civilização entristece" aos "efeitos morais e intelectuais dos trópicos". Por que ler os clássicos? A resposta pode ser encontrada em cada página deste livro. Servindo-se com habilidade de milhares de fragmentos e fazendo da disposição ordenada dessa multiplicidade de trechos a matéria-prima de uma obra original, Eduardo Giannetti oferece ao leitor nada menos que um cosmos vivo de citações. Basta abrir O livro das citações ao acaso e desfrutar do prazer estético e cognitivo que emana do singular arranjo de peças deste luminoso mosaico.

Fruto de um trabalho de pesquisa de mais de três décadas, este novo livro do autor de Auto-engano e O valor do amanhã traça, valendo-se exclusivamente de frases dos próprios pensadores, filósofos e escritores, um vivo panorama intelectual dos últimos 2500 anos.

Código de Barras: 9788535912432

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 18/06/2008

Idioma: Português

Título: O livro das citações

Autor(es): Giannetti, Eduardo

ISBN: 9788535912432

Dimensões: 14/21

Número de Páginas: 464

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Área: Romance

Assuntos: Filosofia

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)

9788535912432
2 Itens

Referências específicas

ean13
9788535912432
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.