Humanismo e crítica democrática - Edward W. Said
search
  • Humanismo e crítica democrática - Edward W. Said

Humanismo e crítica democrática - Edward W. Said

R$ 62,90
Impostos inclusos
Humanismo e crítica democrática reúne cinco dos últimos ensaios escritos por Edward W. Said, apresentados pela primeira vez em forma de conferências na Universidade Columbia e na Universidade de Cambridge. Nos dois primeiros textos, "A esfera do humanismo" e "As mudanças nas bases do estudo e prática humanistas", o autor propõe meios de conjugar humanismo e cidadania participativa, pois julga impossível pensar a atividade intelectual longe desse horizonte, ao qual dedicou parte expressiva de sua carreira. Na seqüência estão dois ensaios empenhados na defesa de uma atenção meticulosa à forma artística. Em "O regresso à filologia" e "Introdução a Mimesis, de Erich Auerbach", Said sustenta a necessidade da leitura atenta e paciente, em seu entender o único caminho...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Humanismo e crítica democrática reúne cinco dos últimos ensaios escritos por Edward W. Said, apresentados pela primeira vez em forma de conferências na Universidade Columbia e na Universidade de Cambridge. Nos dois primeiros textos, "A esfera do humanismo" e "As mudanças nas bases do estudo e prática humanistas", o autor propõe meios de conjugar humanismo e cidadania participativa, pois julga impossível pensar a atividade intelectual longe desse horizonte, ao qual dedicou parte expressiva de sua carreira. Na seqüência estão dois ensaios empenhados na defesa de uma atenção meticulosa à forma artística. Em "O regresso à filologia" e "Introdução a Mimesis, de Erich Auerbach", Said sustenta a necessidade da leitura atenta e paciente, em seu entender o único caminho para a compreensão humanística na verdadeira acepção do termo. Encerra o livro o texto "O papel público dos escritores e intelectuais", em que o autor atribui ao humanista contemporâneo a missão de apresentar narrativas alternativas às oferecidas em nome de noções como "memória oficial" e "identidade nacional". Na visão de Said, mais do que entrar em conflito, as culturas coexistem e interagem proveitosamente umas com as outras. Longe da busca por ideais de pureza e essência, é preciso defender as combinações, a diversidade, o diálogo entre as civilizações. Nos termos do próprio autor, é para essa idéia da cultura humanística que o livro tem a intenção de contribuir. "Apologia apaixonada de uma prática humanista cosmopolita, espirituosa e rigorosamente inquisitiva". - Laura Ciolkowski, New York Times Book Review

Código de Barras: 9788535910414

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 25/06/2007

Idioma: Português

Título: Humanismo e crítica democrática

Artista(s): Said, Edward W.

Colaboradores: Tradutor Eichenberg, Rosaura

EAN: 9788535910414

ISBN: 9788535910414

Número de Páginas: 184

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Crítica e Teoria Literária; História; Ensaística

Assuntos: Ensaios; Ensaios literários

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535910414

Referências específicas

ean13
9788535910414
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.