História da eternidade - Jorge Luis Borges Ver maior

História da eternidade - Jorge Luis Borges

9788535917246

Produto novo

A singular História da eternidade, que dá título ao volume, publicada originalmente em 1936, um ano depois da História universal da infâmia, como esta desafia o leitor desde o título. Uma antinomia opõe a noção de história, feita de sucessão temporal, movimento e mudança, à ideia estática de uma duração sem fim que o termo eternidade evoca. O desejo de escrever uma espécie de biografia da eternidade que nos libertaria da opressão do tempo sucessivo sempre atraiu Borges, que jamais abandonou o interesse pelos temas deste livro, mesmo quando, mais tarde, reprova o que então havia escrito sobre eles. Na verdade, a coletânea marca uma virada na carreira do escritor, que se abre ostensivamente para a universalidade estampada desde o título. São agora motivos...(Resumo completo abaixo)

Mais detalhes

Em estoque

R$ 44,90

Mais informações

A singular História da eternidade, que dá título ao volume, publicada originalmente em 1936, um ano depois da História universal da infâmia, como esta desafia o leitor desde o título. Uma antinomia opõe a noção de história, feita de sucessão temporal, movimento e mudança, à ideia estática de uma duração sem fim que o termo eternidade evoca. O desejo de escrever uma espécie de biografia da eternidade que nos libertaria da opressão do tempo sucessivo sempre atraiu Borges, que jamais abandonou o interesse pelos temas deste livro, mesmo quando, mais tarde, reprova o que então havia escrito sobre eles. Na verdade, a coletânea marca uma virada na carreira do escritor, que se abre ostensivamente para a universalidade estampada desde o título. São agora motivos da inquirição intelectual do ensaísta as doutrinas do tempo cíclico, as Mil e uma noites e seus tradutores, a metáfora e as velhas imagens da poesia da Islândia. Numa das notas finais, discreta e tímida em meio a preocupações retóricas, desponta uma narrativa disfarçada de resenha crítica: A aproximação a Almotásim, em que se dá a ver um de seus primeiros exercícios de prosa de ficção. O ensaio que almeja espraiar-se até o infinito de repente desemboca no conto de uma aproximação sem termo, história de uma busca infindável.

Coletânea de ensaios enfeixados pelo tema do infinito e da repetição, História da eternidade simboliza talvez a maior inflexão na obra de Borges, que aqui abandona a mitologia dos arrabaldes portenhos e passa a se dedicar a assuntos universais.

Código de Barras: 9788535917246

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 22/09/2010

Idioma: Português

Título: História da eternidade

Autor(es): Borges, Jorge Luis

Colaboradores: Tradutor Jahn, Heloisa

ISBN: 9788535917246

Número de Páginas: 128

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Área: Ensaios e Crítica Literária; Ensaística

Assuntos: Contos

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)