Conferências sobre retórica e belas-letras  - Adam Smith
search
  • Conferências sobre retórica e belas-letras  - Adam Smith

Conferências sobre retórica e belas-letras - Adam Smith

R$ 58,90
Impostos inclusos
Descobertas em 1958 por John M. Lothian, professor da Universidade de Aberdeen, as Notas das conferências do Dr. Smith sobre retórica e belas-letras consistem na transcrição manuscrita, em dois volumes, feita por uma dupla de alunos, das aulas que Adam Smith (1723-1790) proferiu na Universidade de Glasgow, em 1762-63. São 29 conferências sobre oratória, eloquência e os diferentes tipos e características de estilo, nas quais o autor investiga as diversas formas de comunicarmos nossos pensamentos por meio da palavra, além de examinar os princípios das composições literárias que contribuem para persuadir e entreter. Segundo Peter France, Smith considerava o estilo como a expressão natural dos sentimentos e da natureza individual do autor. Isso significa que, a...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Descobertas em 1958 por John M. Lothian, professor da Universidade de Aberdeen, as Notas das conferências do Dr. Smith sobre retórica e belas-letras consistem na transcrição manuscrita, em dois volumes, feita por uma dupla de alunos, das aulas que Adam Smith (1723-1790) proferiu na Universidade de Glasgow, em 1762-63. São 29 conferências sobre oratória, eloquência e os diferentes tipos e características de estilo, nas quais o autor investiga as diversas formas de comunicarmos nossos pensamentos por meio da palavra, além de examinar os princípios das composições literárias que contribuem para persuadir e entreter. Segundo Peter France, Smith considerava o estilo como a expressão natural dos sentimentos e da natureza individual do autor. Isso significa que, assim como na doutrina clássica, as circunstâncias, o gênero do discurso e a intenção do orador ou escritor também contribuem para determinar o estilo de uma obra, mas agora a tipologia dos estilos (disperso, conciso, nervoso, fraco etc.) se baseia, sobretudo, na psicologia. (...) A retórica de Smith se quer natural e funcional, livre de toda afetação. Ele debocha daqueles que se utilizam de tropos e figuras de linguagem descritas nos manuais, que qualifica de uma série de livros muito bobos e nem um pouco instrutivos. Na opinião de James Moore, um dos mais interessantes aspectos destas Conferências é que elas nos ajudam a compreender melhor as origens dessa sistemática preocupação do ser humano com os sentimentos e suas formas de expressão. (...) Na análise dos discursos de Demóstenes e de Cícero, mais uma vez é notável o destaque dado por Smith não à sua estrutura, mas à maneira pela qual esses discursos se mostram adequados às crises de âmbito civil e comercial vigentes nos últimos anos da democracia ateniense e da república romana. Nesta edição brasileira, a tradução é de Rebeca Schwartz.

Código de Barras: 9788574751443

Tipo de Item: Livro

Título: Conferências sobre retórica e belas-letras

Artista(s):

EAN: 9788574751443

ISBN: 9788574751443

Número de Páginas: 477

Editora: Topbooks

Gênero: Literatura Brasileira

Assuntos: Romance

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Topbooks
9788574751443
1 Item

Referências específicas

ean13
9788574751443
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.