ELOS DE MELODIA E LETRA - ANALISE SEMIOTICA... Ver maior

ELOS DE MELODIA E LETRA - ANALISE SEMIOTICA...

9788574804033

Produto novo

Se jamais conseguiremos descrever tudo que uma canção nos provoca a partir de uma simples audição, talvez possamos ao menos identificar os principais recursos utilizados pelos cancionistas quando unem melodia e letra. Embora haja boas doses musicais e literárias na composição de canções, nunca são elas que definem os contornos apropriados para se dizer (ou cantar) certas frases nem as palavras adequadas para se articular determinadas melodias. Na verdade, o cancionista é um artesão que desenvolve técnicas particulares dificilmente captadas pelas abordagens tradicionais aprendidas nas escolas de música ou literatura.    Os autores deste volume tentam justamente localizar essas soluções cancionais em obras plenamente consagradas pelos ouvintes: "Terra" e "Fora da ...(Resumo completo abaixo)

Mais detalhes

Este produto não está mais em estoque

R$ 43,00

Mais informações

Se jamais conseguiremos descrever tudo que uma canção nos provoca a partir de uma simples audição, talvez possamos ao menos identificar os principais recursos utilizados pelos cancionistas quando unem melodia e letra. Embora haja boas doses musicais e literárias na composição de canções, nunca são elas que definem os contornos apropriados para se dizer (ou cantar) certas frases nem as palavras adequadas para se articular determinadas melodias. Na verdade, o cancionista é um artesão que desenvolve técnicas particulares dificilmente captadas pelas abordagens tradicionais aprendidas nas escolas de música ou literatura.    Os autores deste volume tentam justamente localizar essas soluções cancionais em obras plenamente consagradas pelos ouvintes: "Terra" e "Fora da Ordem", de Caetano Veloso, "Olê, Olá" e "As Vitrines", de Chico Buarque e "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "A Felicidade", da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.    O enfoque semiótico adotado nas descrições garante a unidade dos seis capítulos e permite ao leitor uma assimilação mais nítida do que há de constante no modo de compor dos artistas. Mas, por outro lado, cada canção traz também seus traços e tratamentos específicos que exigem dos autores outras habilidades descritivas nem sempre previstas pelo modelo teó­rico. É aí que surgem, neste trabalho, os primeiros esforços para se depreender o "pulo do gato", o momento em que, além de estabelecer seus elos de melodia e letra, os compositores conseguem produzir um sentido especial, intransferível, que faz de cada canção obra única.Luiz Tatit é professor Titular do Departamento de Lingüística da FFLCH-USP. Escreveu, entre outros, os livros Análise Semiótica Através das Letras, O Século da Canção e já lançou os CDs Felicidade (1998), O Meio (2000), Ouvidos Uni-vos (2005) e Rodopio (2007), todos pelo selo Dabliú.Ivã Carlos Lopes é professor do Departamento de Lingüística da FFLCH-USP, lecionando nos cursos de Graduação em Letras e de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral. Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da mesma faculdade, tem artigos publicados em periódicos da área, no Brasil e no estrangeiro. Organizou, com Nilton Hernandes, o livro Semiótica: Objetos e Práticas.

Código de Barras: 9788574804033

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 2008

Título: ELOS DE MELODIA E LETRA - ANALISE SEMIOTICA...

Autor(es): Luiz Tatit

EAN: 9788574804033

ISBN: 8574804037

Editora: Atelie Editorial

Área: Artes e Cultura

Assuntos: Música

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)