Formação do Brasil contemporâneo - Caio Prado Jr.
search
  • Formação do Brasil contemporâneo - Caio Prado Jr.

Formação do Brasil contemporâneo - Caio Prado Jr.

R$ 72,90
Impostos inclusos
Formação do Brasil contemporâneo é dos textos mais influentes sobre as relações entre nação e colônia no processo histórico que originou o Brasil. E é a ele, sobretudo, que Caio Prado Jr. deve seu lugar como grande intérprete do país. Marxista e militante ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), o autor não via, porém, o materialismo histórico como um conjunto de fórmulas a serem aplicadas, sem mediações históricas e analíticas, a qualquer realidade. Isso o levou, aguçado por uma grande sensibilidade em relação ao Brasil, desenvolvida também nas muitas viagens que fez pelo país e pelo gosto em fotografá-lo, a promover uma verdadeira nacionalização do marxismo. Publicado em 1942, Formação do Brasil contemporâneo é um clássico do pensamento social e da hist...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Formação do Brasil contemporâneo é dos textos mais influentes sobre as relações entre nação e colônia no processo histórico que originou o Brasil. E é a ele, sobretudo, que Caio Prado Jr. deve seu lugar como grande intérprete do país. Marxista e militante ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), o autor não via, porém, o materialismo histórico como um conjunto de fórmulas a serem aplicadas, sem mediações históricas e analíticas, a qualquer realidade. Isso o levou, aguçado por uma grande sensibilidade em relação ao Brasil, desenvolvida também nas muitas viagens que fez pelo país e pelo gosto em fotografá-lo, a promover uma verdadeira nacionalização do marxismo. Publicado em 1942, Formação do Brasil contemporâneo é um clássico do pensamento social e da historiografia brasileira que vem mobilizando estudiosos e atores políticos, seja para aceitar suas teses, problematizá-las ou mesmo rejeitá-las. Como poucos, o livro conseguiu formar nossa visão das origens coloniais do Brasil e do seu legado à nação. Divergindo daqueles que entendiam o período colonial em termos equivalentes ao feudalismo na Europa, Caio Prado Jr. o situa no processo de expansão ultramarina europeia resultante do capitalismo mercantil. Explicação tão bem-sucedida que dificilmente alguém acreditaria hoje num passado feudal brasileiro. Mas este livro é um clássico também pelo que nos permite entender de certos desafios tenazes, ainda hoje abertos à sociedade. Sua tese fundamental é a de sentido da colonização, que expressa a reiteração, mesmo após a nossa independência política, do papel do Brasil como fornecedor de produtos primários demandados pelo mercado externo. Apesar das mudanças em curso desde então, e das novas configurações da cada vez mais complexa dialética entre centro e periferia, talvez bastasse constatar a importância no Brasil de hoje das commodities agrícolas e minerais para sugerir a atualidade da análise central do livro.

Código de Barras: 9788535919622

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 03/11/2011

Idioma: Português

Título: Formação do Brasil contemporâneo

Artista(s): Prado Jr., Caio

EAN: 9788535919622

ISBN: 9788535919622

Dimensões: 16.0x23.0

Número de Páginas: 464

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História do Brasil; História

Assuntos: América do Sul; História das Américas

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535919622
1 Item

Referências específicas

ean13
9788535919622
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.