Amai e... não vos multipliqueis - Moura, Maria Lacerda de (Autor)

R$ 74,00
Impostos inclusos
Em que consiste a emancipação feminina? De que serve o direito político para meia dúzia de mulheres, se toda a multidão feminina continua vítima de uma organização social de privilégios e castas em que o homem tomou todas as partes do leão?Publicado originalmente em 1932, Amai e... não vos multipliqueis é um grito de protesto contra todas as formas de autoridade que oprimiam e oprimem as mulheres: a família, a Igreja, o capitalismo e os governos fascistas e também o próprio feminismo, o comunismo ou qualquer tentativa de combater uma autoridade colocando outra em seu lugar. O livro é uma coletânea de artigos que Maria Lacerda de Moura, pioneira do feminismo anarquista, escrevia para o jornal O Combate. Os textos têm como interlocutores contemporâneos da auto...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Em que consiste a emancipação feminina? De que serve o direito político para meia dúzia de mulheres, se toda a multidão feminina continua vítima de uma organização social de privilégios e castas em que o homem tomou todas as partes do leão?Publicado originalmente em 1932, Amai e... não vos multipliqueis é um grito de protesto contra todas as formas de autoridade que oprimiam e oprimem as mulheres: a família, a Igreja, o capitalismo e os governos fascistas e também o próprio feminismo, o comunismo ou qualquer tentativa de combater uma autoridade colocando outra em seu lugar. O livro é uma coletânea de artigos que Maria Lacerda de Moura, pioneira do feminismo anarquista, escrevia para o jornal O Combate. Os textos têm como interlocutores contemporâneos da autora no cenário político da época, à esquerda e à direita, em um Brasil e um mundo tão ou mais polarizados que os de hoje, quando comunistas e integralistas se enfrentavam fisicamente nas praças do país e o fascismo avançava na Europa. Para contrapor-se à associação entre fascismo, machismo, clero e capitalismo, Amai e não vos multipliqueis defende o amor como via de emancipação, sobretudo para as mulheres: escolher quem amar, poder amar mais de uma pessoa, escolher ser ou não ser mãe eram meios de libertá-las das garras do patriarcado mais eficazes, segundo a autora, do que a conquista do direito ao voto pelo qual lutavam Bertha Lutz e o movimento sufragista brasileiro. Com isso, o livro vincula a questão da emancipação feminina à luta pela emancipação do indivíduo no capitalismo industrial, o que o aproxima do feminismo da década de 1960 e abre um amplo espectro de possibilidades de diálogo com o feminismo atual.

Código de Barras: 9786599012297

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 07/03/2022

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Amai e... não vos multipliqueis

Artista(s): Moura, Maria Lacerda de (Autor)

Colaboradores: Fernandes, Mariana Patrício (Posfácio), Rago, Margareth (Editor (colaborador))

EAN: 9786599012297

ISBN: 9786599012297

Número de Páginas: 328

Editora: Editora 34

Selo: Chão Editora

Gênero: Humanidades

Assuntos: feminismo anarquista,protesto contra opressão das mulheres,emancipação feminina

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Editora 34
9786599012297

Referências específicas

ean13
9786599012297
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.