Evolução em quatro dimensões - Eva Jablonka
search
  • Evolução em quatro dimensões - Eva Jablonka

Evolução em quatro dimensões - Eva Jablonka

R$ 77,90
Impostos inclusos
O francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) seria a última pessoa que alguém poderia pensar em chamar para salvar a teoria da evolução de Charles Darwin. Afinal, Lamarck acabou entrando para a história como o autor da teoria evolutiva errada, e "lamarckismo" virou sinônimo de engano para os biólogos. Isso porque sua teoria pregava a herança de caracteres adquiridos, quando Darwin mostraria corretamente que a evolução ocorre por meio da seleção natural de variações aleatórias. Em Evolução em quatro dimensões, Eva Jablonka e Marion J. Lamb resgatam as ideias do maltratado naturalista francês. Segundo as autoras, o darwinismo hoje precisa de uma reforma, de uma nova síntese - e tal síntese passa pela incorporação do lamarckismo na teoria evolutiva. Descobertas da b...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

O francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) seria a última pessoa que alguém poderia pensar em chamar para salvar a teoria da evolução de Charles Darwin. Afinal, Lamarck acabou entrando para a história como o autor da teoria evolutiva errada, e "lamarckismo" virou sinônimo de engano para os biólogos. Isso porque sua teoria pregava a herança de caracteres adquiridos, quando Darwin mostraria corretamente que a evolução ocorre por meio da seleção natural de variações aleatórias. Em Evolução em quatro dimensões, Eva Jablonka e Marion J. Lamb resgatam as ideias do maltratado naturalista francês. Segundo as autoras, o darwinismo hoje precisa de uma reforma, de uma nova síntese - e tal síntese passa pela incorporação do lamarckismo na teoria evolutiva. Descobertas da biologia molecular nos últimos cinquenta anos mostram que a evolução vai além da seleção de variações casuais nos genes. As autoras identificam quatro "dimensões" na evolução - quatro sistemas de herança que desempenham um papel na evolução: a genética, a epigenética (ou transmissão de características celulares, alheia ao DNA), a comportamental e a simbólica (transmissão por meio da linguagem e de outras formas de comunicação simbólica). Em todos esses sistemas ocorre alguma herança de caracteres adquiridos, novamente uma heresia lamarckista que Jablonka e Lamb incorporam ao repertório do darwinismo, não para derrubá-lo, mas para mostrar que há muito mais variação disponível para a seleção natural do que sonha a biologia.

Em uma prosa lúdica e acessível, a israelense Eva Jablonka e a britânica Marion J. Lamb resgatam as ideias de Lamarck e propõem uma reestruturação do darwinismo, argumentando que há mais do que genes na hereditariedade.

Código de Barras: 9788535915907

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 02/02/2010

Idioma: Português

Título: Evolução em quatro dimensões

Título Original: EVOLUTION IN FOUR DIMENSIONS

Artista(s): Jablonka, Eva; Lamb, Marion J.

Colaboradores: Ilustrador Zeligowski, Anna; Tradutor Angelo, Claudio

EAN: 9788535915907

ISBN: 9788535915907

Número de Páginas: 512

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Ciências

Assuntos: Ciência: generalidades

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535915907

Referências específicas

ean13
9788535915907
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.