• Em promoção!
ABC de Castro Alves - Jorge Amado
search
  • ABC de Castro Alves - Jorge Amado

ABC de Castro Alves - Jorge Amado

R$ 62,90
Impostos inclusos
Neste ABC de Castro Alves, que define como uma "louvação", Jorge Amado mostra que sua relação com o "poeta dos escravos" não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético. O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade. Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos. Escrevendo em 1941, momento crítico da Segunda Guerra...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Em estoque

Neste ABC de Castro Alves, que define como uma "louvação", Jorge Amado mostra que sua relação com o "poeta dos escravos" não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético. O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade. Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos. Escrevendo em 1941, momento crítico da Segunda Guerra, quando o Brasil ainda não entrara no conflito, o autor chama a atenção para o caráter engajado e libertário de Castro Alves. Nesse contexto se explicam as diatribes de Jorge Amado, nas notas, contra Machado de Assis e Mário de Andrade, vistos por ele como artistas que se esquivaram da luta política. Circunstâncias históricas à parte, ecoam nessas páginas as palavras mais calorosas do poeta que amou intensamente e conflagrou as ruas de Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo antes de morrer precocemente, aos 24 anos.

Neste canto de louvor a Castro Alves, feito à maneira dos ABCs da literatura de cordel, Jorge Amado mostra a coerência entre a poesia arrebatada do "poeta dos escravos" e sua curta vida pessoal, feita de amores intensos e corajosa militância pela liberdade.

Código de Barras: 9788535916591

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 07/06/2010

Idioma: Português

Título: ABC de Castro Alves

Autor(es): Amado, Jorge

ISBN: 9788535916591

Número de Páginas: 304

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Área: Biografias/Autobiografias; Nacional

Assuntos: Biografia: literária

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)

9788535916591
9 Itens

Referências específicas

ean13
9788535916591
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.