• Em promoção!
Úrsula - Maria Firmina Dos Reis
search
  • Úrsula - Maria Firmina Dos Reis

Úrsula - Maria Firmina Dos Reis

R$ 49,90
Impostos inclusos
Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão. Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afr...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão. Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema que não lhes impõe limites. Com rica introdução e contextualização histórica, esta edição de Úrsula celebra uma das autoras mais importantes da literatura nacional e conta com estabelecimento de texto e introdução de Maria Helena Pereira Toledo Machado e cronologia de Flávio Gomes. Leitura obrigatória do vestibular da UFRGS.

Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão.

Código de Barras: 9788582850817

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 06/11/2018

Idioma: Português

Título: ÚRSULA

Autor(es): Reis, Maria Firmina dos

ISBN: 9788582850817

Número de Páginas: 224

Editora: Penguin

Selo: Penguin

Área: Romance/Novela; Literatura brasileira Romance

Assuntos: Mulheres Contemporâneas; Literatura de costumes contemporâneos

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)

Penguin
9788582850817
1 Item

Referências específicas

ean13
9788582850817
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.