NEGROS NA UNIVERSIDADE - Moema De Poli Teixeira
R$ 46,00
Impostos inclusos
No Brasil é tão reduzido o número de estudantes negros que chegam à Universidade que é senso comum a idéia de que eles são a exceção que confirma a regra. Seria exceção? Ou essa presença, seja como alunos ou como professores, é o resultado de trajetórias de vida cheias de percalços e de lutas? Essa é uma das questões de que trata a pesquisa realizada pela antropóloga Moema De Poli Teixeira.No Brasil é tão reduzido o número de estudantes negros que chegam à Universidade que é senso comum a idéia de que eles são a exceção que confirma a regra. Seria exceção? Ou essa presença, seja como alunos ou como professores, é o resultado de trajetórias de vida cheias de percalços e de lutas? Essa é uma das questões de que trata a pesquisa realizada pela antropóloga Moema...(Resumo completo abaixo)
No Brasil é tão reduzido o número de estudantes negros que chegam à Universidade que é senso comum a idéia de que eles são a exceção que confirma a regra. Seria exceção? Ou essa presença, seja como alunos ou como professores, é o resultado de trajetórias de vida cheias de percalços e de lutas? Essa é uma das questões de que trata a pesquisa realizada pela antropóloga Moema De Poli Teixeira.No Brasil é tão reduzido o número de estudantes negros que chegam à Universidade que é senso comum a idéia de que eles são a exceção que confirma a regra. Seria exceção? Ou essa presença, seja como alunos ou como professores, é o resultado de trajetórias de vida cheias de percalços e de lutas? Essa é uma das questões de que trata a pesquisa realizada pela antropóloga Moema De Poli Teixeira. Agora, transformada em livro, é versão da sua tese de doutoramento defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional UFRJ, em 1998. Este seu estudo irá enriquecer os debates cada vez mais atuais, sobre negros na universidade brasileira, marcando um importante momento na história da nossa Educação em que se salienta a importância do acesso do negro no ensino superior. Dois procedimentos metodológicos, próprios da Antropologia, foram criativamente utilizados pela autora nesse trabalho: a abordagem comparativa, visando demonstrar a continuidade temporal da desigualdade, e o recurso aos discursos dos informantes, numa forma etnográfica reveladora das trajetórias individuais, assinalando os pontos comuns de um processo educacional de ascensão social. Como destaca a antropóloga Giralda Seyferth, a publicação deste trabalho de Moema De Poli Teixeira é oportuna, pois traz uma contribuição original sobre a especificidade e os princípios que norteiam o preconceito e a discriminação racial num espaço institucional a universidade pública com base nos discursos de indivíduos classificados como negros que vivenciaram um processo de ascensão social. Os resultados apontam para a persistência das desigualdades e do racismo como valor dominante associado às diferenças de classe, mesmo nas situações de mudança social, mais de cem anos depois que Joaquim Nabuco pronunciou o desaparecimento da maldição da cor. A antropóloga Moema De Poli Teixeira é mestre e doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ. Há vários anos dedica-se a pesquisar as relações raciais no Brasil.
Código de Barras: 9788534703581
Tipo de Item: Livro
Formato da Edição: Brochura
Data de Lançamento: 2006-01-01
Título: NEGROS NA UNIVERSIDADE
Subtítulo:Identidade e Trajetórias de Ascensão Social no Rio de Janeiro
Artista(s): TEIXEIRA,MOEMA DE POLI
EAN: 9788534703581
ISBN: 9788534703581
Dimensões: 16 X 23
Número de Páginas: 268
Editora: Pallas
Selo: Pallas
Gênero: CIENCIAS-HUMANAS
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.