DO TRONCO AO OPA EXIM - Marco Aurélio Luz
search
  • DO TRONCO AO OPA EXIM - Marco Aurélio Luz

DO TRONCO AO OPA EXIM - Marco Aurélio Luz

R$ 52,00
Impostos inclusos
Os 36 artigos reunidos neste livro de Marco Aurélio Luz, tratam da história, dos valores religiosos, culturais e da identidade dos africanos no Brasil e realça a luta dos afro-descendentes para conquistar um espaço na sociedade como um todo. Além dos artigos, há entrevistas com Agenor Miranda, Nunes Pereira, Gilberto Gil, Romário e Mãe Senhora. A edição contém ainda glossário e indicações de livros sobre os temas abordados pelo autor.Os 36 artigos reunidos neste livro de Marco Aurélio Luz, tratam da história, dos valores religiosos, culturais e da identidade dos africanos no Brasil e realça a luta dos afro-descendentes para conquistar um espaço na sociedade como um todo. Além dos artigos, há entrevistas com Agenor Miranda, Nunes Pereira, Gilberto Gil, Romário e ...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

Os 36 artigos reunidos neste livro de Marco Aurélio Luz, tratam da história, dos valores religiosos, culturais e da identidade dos africanos no Brasil e realça a luta dos afro-descendentes para conquistar um espaço na sociedade como um todo. Além dos artigos, há entrevistas com Agenor Miranda, Nunes Pereira, Gilberto Gil, Romário e Mãe Senhora. A edição contém ainda glossário e indicações de livros sobre os temas abordados pelo autor.Os 36 artigos reunidos neste livro de Marco Aurélio Luz, tratam da história, dos valores religiosos, culturais e da identidade dos africanos no Brasil e realça a luta dos afro-descendentes para conquistar um espaço na sociedade como um todo. Além dos artigos, há entrevistas com Agenor Miranda, Nunes Pereira, Gilberto Gil, Romário e Mãe Senhora. A edição contém ainda glossário e indicações de livros sobre os temas abordados pelo autor. Organizado em quatro partes, o autor aborda na primeira, o contexto adverso em que o africano no Brasil, apesar do colonialismo e do escravismo. transpôs para as Américas e o Caribe. Na segunda, o assunto é a afirmação dos valores religiosos no Brasil, as festas, os cultos e orixás; na terceira, o tema é a cultura e seus personagens (Garrincha, Pelé , entre outros) o carnaval, o futebol e a arte sacra negra. Na última. Identidade negra e cidadania, o autor discute a desigualdade e a política do embranquecimento, a educação e a cultura. Marco Aurélio Luz foi professor (de Ciências Sociais e Comunicação) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia. É também escultor, escritor e autor de artigos sobre cultura negra publicados em jornais e revistas brasileiros e estrangeiros, além de compor as diretorias do INTECAB Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira e da SECNEB Sociedade de Estudos das Culturas e da Cultura Negra no Brasil. Tronco, sabe-se é o instrumento de tortura, pelourinho, onde se amarravam africanos ou seus descendentes brasileiros para serem chicoteados. Opa Exim é um cetro em forma de lança, símbolo da realeza e virtude guerreira, recriado em escultura pelo sábio Mestre Didi. Entre o tronco e o cetro acontece toda a vicissitude dos afro-descendentes em torno de seu reconhecimento grupal como pólo irradiador de civilização, e também individual, como pessoa apta à cidadania plena. Dessa trajetória dramática trata Marco Aurélio Luz neste livro. Muniz Sodré

Código de Barras: 9788534701662

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 2009-06-06

Título: DO TRONCO AO OPA EXIM

Subtítulo:Memória e dinâmica da tradição afro-brasileira

Artista(s): LUZ, MARCO AURELIO

EAN: 9788534701662

ISBN: 9788534701662

Dimensões: 16 X 23

Número de Páginas: 248

Editora: Pallas

Selo: Pallas

Gênero: Afro-Brasileiras

Assuntos: INTERESSE GERAL

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Pallas
9788534701662

Referências específicas

ean13
9788534701662
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.