COZINHEIRO NACIONAL Ver maior

COZINHEIRO NACIONAL

9788574802312

Produto novo

O livro que agora se reedita é único, não apenas uma coleção de receitas curiosas e originais, mas um verdadeiro tratado social da alimentação brasileira de seu tempo. Sem ser o primeiro livro de cozinha brasileiro, é entretanto o pioneiro da informação do que se comia no final do século XIX, na corte, nas províncias e no interior do País. Não assinado, o Cozinheiro Nacional é hoje atribuído a Paulo Salles, identificado por Sacramento Blake, sendo também autor de seis outros livros igualmente de caráter prático e graficamente semelhantes ao Cozinheiro. O anonimato no caso é explicável pelo fato de, na época, as pessoas de melhor condição social ou econômica evitarem tratar de temas ou ocupações consideradas subalternas, caso da cozinha. Não ficava bem...(Resumo completo abaixo)

Mais detalhes

Este produto não está mais em estoque

R$ 82,00

Mais informações

O livro que agora se reedita é único, não apenas uma coleção de receitas curiosas e originais, mas um verdadeiro tratado social da alimentação brasileira de seu tempo. Sem ser o primeiro livro de cozinha brasileiro, é entretanto o pioneiro da informação do que se comia no final do século XIX, na corte, nas províncias e no interior do País. Não assinado, o Cozinheiro Nacional é hoje atribuído a Paulo Salles, identificado por Sacramento Blake, sendo também autor de seis outros livros igualmente de caráter prático e graficamente semelhantes ao Cozinheiro. O anonimato no caso é explicável pelo fato de, na época, as pessoas de melhor condição social ou econômica evitarem tratar de temas ou ocupações consideradas subalternas, caso da cozinha. Não ficava bem... Cabe a Paulo Salles o mérito de ter divulgado pela primeira vez toda nossa "biodiversidade", para usar a palavra da moda, culinária, da formiga à "caça de cabelo".    Em falando de formiga, nossa conhecida iça ou tanajura, iguaria de Monteiro Lobato e comparada ao caviar por Saint Hilaire, é ainda hoje apreciada e consumida nas zonas rurais do Vale do Paraíba. Não chega aos cardápios dos restaurantes e nem precisa.    É esse o livro que o leitor tem em mãos. Usufrua-o. Não é apenas um livro de cozinha exótica, mas um manual de sociologia alimentar de uma época, de um tempo longínquo de nosso passado. - Dr. Sergio de Paula Santos

Código de Barras: 9788574802312

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 2009

Título: COZINHEIRO NACIONAL

Autor(es):

EAN: 9788574802312

ISBN: 857480231X

Editora: Atelie Editorial

Área:

Assuntos: Culinria e Gastronomia

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)