Pinóquio - Giorgio Manganelli
search
  • Pinóquio - Giorgio Manganelli

Pinóquio - Giorgio Manganelli

R$ 49,90
Impostos inclusos
O romancista Giorgio Manganelli faz uma radiografia da fábula. Neste Pinóquio: Um livro paralelo, ele mostra como a aventura da marionete de madeira esconde muitas outras histórias dentro de um livro para crianças. O estudo de Manganelli procura desvendar o sentido oculto das estripulias de Pinóquio e o verdadeiro significado de personagens como Gepeto, a Fada, Tragafogo e a dupla de malandros formada pela Raposa e pelo Gato.Manganelli, um dos mais inovadores escritores italianos do século XX, analisa a tirania e a benevolência de Gepeto, o papel pedagógico do Grilo-Falante, as metamorfoses da Fada e as dúvidas existenciais de Pinóquio, dividido entre a desobediência e a vontade de ser um bom menino, para poder se transformar em uma criança de carne e osso.Entre...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

O romancista Giorgio Manganelli faz uma radiografia da fábula. Neste Pinóquio: Um livro paralelo, ele mostra como a aventura da marionete de madeira esconde muitas outras histórias dentro de um livro para crianças. O estudo de Manganelli procura desvendar o sentido oculto das estripulias de Pinóquio e o verdadeiro significado de personagens como Gepeto, a Fada, Tragafogo e a dupla de malandros formada pela Raposa e pelo Gato.Manganelli, um dos mais inovadores escritores italianos do século XX, analisa a tirania e a benevolência de Gepeto, o papel pedagógico do Grilo-Falante, as metamorfoses da Fada e as dúvidas existenciais de Pinóquio, dividido entre a desobediência e a vontade de ser um bom menino, para poder se transformar em uma criança de carne e osso.Entre as idéias surpreendentes do autor está a de que a definição de marionete que é dada a Pinóquio corresponde a uma condição moral (de "nudez") e social (de "inocência"), ligadas à infância mas também à pobreza. Manganelli apresenta uma leitura inovadora sobre o que representam na história elementos como a noite, o fogo e as cores dos animais, e demonstra como as fugas do boneco guardam sentidos filosóficos, ligando a cidade de Enrola-Trouxas e o País dos Brinquedos à nossa realidade cotidiana.Manganelli mostra a absoluta coerência literária de cada um dos episódios do livro de Collodi. Talvez por isso, as mudanças feitas na história pela versão cinematográfica de Walt Disney pareçam tão simplistas depois da análise empreendida pelo escritor.Pinóquio: Um livro paralelo sugere que uma fábula - e, no limite, um livro qualquer - carrega consigo uma outra história, paralela, cujo significado cabe ao leitor desvendar.

Código de Barras: 9788535902334

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura (paperback)

Data de Lançamento: 09/05/2002

Idioma: Português

Título: Pinóquio

Subtítulo:um livro paralelo

Artista(s): Manganelli, Giorgio

EAN: 9788535902334

ISBN: 9788535902334

Número de Páginas: 200

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Crítica Literária

Assuntos: Literatura: história & crítica

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535902334
1 Item

Referências específicas

ean13
9788535902334
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.