• Em promoção!
Ideologia e contraideologia - Alfredo Bosi
search
  • Ideologia e contraideologia - Alfredo Bosi

Ideologia e contraideologia - Alfredo Bosi

R$ 82,90
Impostos inclusos
De Montesquieu a Marx, de Goethe a Machado de Assis, nenhum movimento relevante do pensamento ideológico escapa ao vigoroso crivo analítico de Alfredo Bosi. Em seu novo livro, o professor titular da USP demonstra que a amplitude de seus interesses intelectuais se mantém inalterada. O autor de Dialética da colonização e Literatura e resistência, clássicos da crítica engajada na defesa da liberdade de pensamento, percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da Sociologia (Max Weber, Mannheim), Alfredo Bosi investiga a dinâmica de numerosos, e não raro antagônicos, discursos que moldaram a...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

De Montesquieu a Marx, de Goethe a Machado de Assis, nenhum movimento relevante do pensamento ideológico escapa ao vigoroso crivo analítico de Alfredo Bosi. Em seu novo livro, o professor titular da USP demonstra que a amplitude de seus interesses intelectuais se mantém inalterada. O autor de Dialética da colonização e Literatura e resistência, clássicos da crítica engajada na defesa da liberdade de pensamento, percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da Sociologia (Max Weber, Mannheim), Alfredo Bosi investiga a dinâmica de numerosos, e não raro antagônicos, discursos que moldaram a feição da sociedade moderna, bem como suas singularidades culturais. Na primeira parte, Alfredo Bosi discorre sobre autores capitais das áreas de filosofia, política e literatura universais, destacando as estratégias contraideológicas que utilizaram para combater o pensamento hegemônico. Em seguida, volta-se para o Brasil analisando as interseções com a cultura ocidental e detendo-se em figuras-chave, como Joaquim Nabuco e Celso Furtado. O capítulo final tenta desatar o nó ideológico que reconhece na obra de Machado de Assis.

Código de Barras: 9788535916300

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 12/05/2010

Idioma: Português

Título: Ideologia e contraideologia

Artista(s): Bosi, Alfredo

EAN: 9788535916300

ISBN: 9788535916300

Número de Páginas: 448

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Ensaios e Crítica Literária; Ensaística

Assuntos: Literatura: história & crítica

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535916300

Referências específicas

ean13
9788535916300
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.