Um modernismo que veio depois - Chiarelli, Tadeu
search
  • Um modernismo que veio depois - Chiarelli, Tadeu

Um modernismo que veio depois - Chiarelli, Tadeu

R$ 82,00
Impostos inclusos
No livro "Um modernismo que veio depois" se pode encontrar textos sobre a arte no Brasil, publicados originalmente em catálogos, revistas e capítulos de livros. Produzidos entre 1995 e 2008, os textos são organizados segundo a cronologia ?oficial? da história da arte no Brasil, partindo de reflexões sobre o modernismo da geração de 1992 até alcançar as obras de artistas atuantes já na segunda metade do século XX. A proposta central do livro é justamente colocar em evidência essa sequência cronológica, que para certa historiografia, coincide com uma trajetória que iria do ?figurativo? ao ?abstrato?. Desenvolvida a partir de um artigo de Mario de Andrade sobre Portinari, a idade de que o modernismo surge ?depois? das vanguardas históricas ? espécie de eixo condut...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

No livro "Um modernismo que veio depois" se pode encontrar textos sobre a arte no Brasil, publicados originalmente em catálogos, revistas e capítulos de livros. Produzidos entre 1995 e 2008, os textos são organizados segundo a cronologia ?oficial? da história da arte no Brasil, partindo de reflexões sobre o modernismo da geração de 1992 até alcançar as obras de artistas atuantes já na segunda metade do século XX. A proposta central do livro é justamente colocar em evidência essa sequência cronológica, que para certa historiografia, coincide com uma trajetória que iria do ?figurativo? ao ?abstrato?. Desenvolvida a partir de um artigo de Mario de Andrade sobre Portinari, a idade de que o modernismo surge ?depois? das vanguardas históricas ? espécie de eixo condutor do livro ? vai se sedimentando e desdobrando ao longo dos textos. Um desses desdobramentos é a observação da capacidade que alguns artistas locais têm de conciliar em suas obras, posturas estéticas tidas como contrárias ou mesmo antagônicas. Encarar esse problema consiste, sobretudo, no reconhecimento da complexidade dos debates estéticos no país, patente nas discussões sobre a questão do ?retorno á ordem? e sobre o conceito de arte ?abstratizante?.

Código de Barras: 9788579390876

Tipo de Item: Livro

Data de Lançamento: 01/06/2012

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Modernismo que veio depois, Um

Subtítulo:arte no Brasil - Primeira metade do século XX

Artista(s): Chiarelli, Tadeu

EAN: 9788579390876

ISBN: 9788579390876

Dimensões: 16 x 23 x 2cm

Número de Páginas: 296

Editora: Alameda Casa Editorial

Selo: Alameda

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788579390876
1 Item

Referências específicas

ean13
9788579390876
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.