Vanguardas em retrocesso - Sergio Miceli
search
  • Vanguardas em retrocesso - Sergio Miceli

Vanguardas em retrocesso - Sergio Miceli

R$ 72,90
Impostos inclusos
Vanguardas em retrocesso é um empreendimento raro. Ao contrário do enfoque costumeiro - comparar a experiência modernista brasileira em relação aos países centrais, como Estados Unidos ou França -, centra foco nos vizinhos argentinos. Em ensaios que tratam do jovem Jorge Luis Borges, Mário de Andrade, Lasar Segall ou Xul Solar, o que está em jogo é uma abordagem duplamente inovadora: em primeiro lugar, pela originalidade de comparar com uma experiência tão mais próxima quanto desconhecida dos leitores brasileiros; em segundo, por desconfiar da condição sagrada dos autores, por mais canonizados que sejam. A interpretação nunca se restringe às obras. Trabalho minucioso de história intelectual, o texto traz as inclinações ideológicas, a história social dos escrito...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Vanguardas em retrocesso é um empreendimento raro. Ao contrário do enfoque costumeiro - comparar a experiência modernista brasileira em relação aos países centrais, como Estados Unidos ou França -, centra foco nos vizinhos argentinos. Em ensaios que tratam do jovem Jorge Luis Borges, Mário de Andrade, Lasar Segall ou Xul Solar, o que está em jogo é uma abordagem duplamente inovadora: em primeiro lugar, pela originalidade de comparar com uma experiência tão mais próxima quanto desconhecida dos leitores brasileiros; em segundo, por desconfiar da condição sagrada dos autores, por mais canonizados que sejam. A interpretação nunca se restringe às obras. Trabalho minucioso de história intelectual, o texto traz as inclinações ideológicas, a história social dos escritores, a moldura institucional, enfim, recupera as condições de produção disponíveis. Como de hábito na obra de Miceli - talvez o sociólogo de maior destaque no Brasil na área cultural -, os textos tocam em nervos expostos. O autor mira nos pontos que o processo de consagração dos autores costuma apagar: os condicionantes econômicos, as relações pessoais e familiares, as tentativas fracassadas. Não diminui, porém, seus objetos de estudo. Pelo contrário, restitui a eles a dimensão humana e busca explicar as condições que permitiram sua emergência. Denso do ponto de vista teórico, ousado no enfoque e cheio de lances inesperados, este livro representa um olhar novo, complexo e multifacetado sobre o modernismo latino-americano.

Código de Barras: 9788535921335

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 25/09/2012

Idioma: Português

Título: Vanguardas em retrocesso

Artista(s): Miceli, Sergio

EAN: 9788535921335

ISBN: 9788535921335

Número de Páginas: 240

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: Teoria e História da arte; Ensaística

Assuntos: História; História de arte

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535921335
1 Item

Referências específicas

ean13
9788535921335
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.