Goya à sombra das luzes - Tzvetan Todorov
search
  • Goya à sombra das luzes - Tzvetan Todorov

Goya à sombra das luzes - Tzvetan Todorov

R$ 69,90
Impostos inclusos
No final de 1792, Goya contraiu uma doença misteriosa que o deixou de cama durante várias semanas. Em janeiro do ano seguinte, parcialmente restabelecido, estava totalmente surdo. O pintor aragonês era um dos artistas prediletos da corte espanhola, retratista de reis, nobres e damas da corte, além de autor de pinturas com temas bíblicos sob encomenda da Igreja. A surdez repentina e completa, segundo Tzvetan Todorov, marcou uma profunda transformação em seu modo de pintar, desenhar e ver o mundo. Num percurso semelhante ao de seu contemporâneo Beethoven, o profeta do romantismo que também padeceu de surdez, Goya começou a abandonar a representação da realidade objetiva e a reverência aos cânones acadêmicos para se concentrar nas visões fantasmáticas que o obcecav...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Não há outras unidades no estoque

No final de 1792, Goya contraiu uma doença misteriosa que o deixou de cama durante várias semanas. Em janeiro do ano seguinte, parcialmente restabelecido, estava totalmente surdo. O pintor aragonês era um dos artistas prediletos da corte espanhola, retratista de reis, nobres e damas da corte, além de autor de pinturas com temas bíblicos sob encomenda da Igreja. A surdez repentina e completa, segundo Tzvetan Todorov, marcou uma profunda transformação em seu modo de pintar, desenhar e ver o mundo. Num percurso semelhante ao de seu contemporâneo Beethoven, o profeta do romantismo que também padeceu de surdez, Goya começou a abandonar a representação da realidade objetiva e a reverência aos cânones acadêmicos para se concentrar nas visões fantasmáticas que o obcecavam. Acontecimento então inédito na história da arte ocidental, o autor da Maja desnuda continuou trabalhando como um bem-comportado artista da corte madrilenha ao mesmo tempo que mergulhava nos subterrâneos mais obscuros da natureza humana, criando séries radicalmente experimentais como Caprichos e Desastres da guerra. Todorov, linguista e crítico búlgaro-francês considerado um dos mais importantes intelectuais vivos, propõe um eficiente roteiro para a compreensão das linhas de força da obra de Goya. A partir da influência das ideias iluministas sobre o pintor espanhol, o autor disseca as relações entre filosofia, estética e história na gênese de seus trabalhos-chave.

Código de Barras: 9788535923827

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 14/02/2014

Idioma: Português

Título: Goya à sombra das luzes

Artista(s): Todorov, Tzvetan

Colaboradores: Tradutor Melo, Joana Angélica d

EAN: 9788535923827

ISBN: 9788535923827

Número de Páginas: 312

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Gênero: História das Artes

Assuntos: Artistas; Artistas individuais, monografias, História de arte

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

9788535923827

Referências específicas

ean13
9788535923827
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.