Ao contrário da lógica da Modernidade, que procede por recusas e exclusões, o discurso sobre a arte no Renascimento é essencialmente cumulativo, empenhado em preservar o legado das experiências históricas anteriores. De Alberti (1404-1472) ao século XVIII, os artistas e autores que se debruçaram sobre o processo da criação pictórica recorreram à noção de ideia como fio condutor. Sob essa aparente unidade conceitual, entretanto, há uma série de sutis variações. Nos textos de Dürer, Lomazzo, Zuccaro, Poussin, Bellori, Du Bos e outros aqui reunidos, é possível notar como diferentes concepções do belo, da natureza, da verossimilhança, do prazer estético e dos papéis do artista e do artesão evoluíram em equilíbrio entre as exigências da época e os valores herdados da Antiguidade - equilíbrio que os séculos futuros se encarregariam de romper. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Código de Barras: 9798573263021
Tipo de Item: Livro
Formato da Edição: Brochura
Data de Lançamento: 01/01/2004
Origem: Brasil
Idioma: Português
Título: Pintura, A: A Idéia e as Partes da Pintura - Vol.3 - Coleção Textos Essenciais
Subtítulo:textos essenciais: a idéia e as partes da pintura
Artista(s): Lichtenstein, Jacqueline (Organizador)
Colaboradores: Groulier, Jean-François (Apresentação)
EAN: 9798573263021
ISBN: 9798573263021
Dimensões: 13 x 21 x 0.9cm
Número de Páginas: 136
Editora: Editora 34
Selo: 34
Gênero: ARTE
Assuntos: Arte, Teoria e crítica
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)