• Em promoção!
Dois artistas das sombras - Rodrigo Naves
search
  • Dois artistas das sombras - Rodrigo Naves

Dois artistas das sombras - Rodrigo Naves

R$ 102,90
Impostos inclusos
Ao justapor análises sobre El Greco e Oswaldo Goeldi, o historiador da arte Rodrigo Naves propõe um diálogo único e surpreendente sobre duas figuras que fizeram da opacidade do mundo sua matéria-prima. Quase três séculos separam a pintura de El Greco (1541-1614) das xilogravuras do brasileiro Oswaldo Goeldi (1895-1961). Neste livro ricamente ilustrado, com cronologia dos artistas e indicações de leitura, Rodrigo Naves mergulha no universo de ambiguidades desses dois mestres. O autor narra a infância e adolescência de Goeldi na Suíça, sua admiração por Alfred Kubin, seus primeiros contatos com a xilogravura, seu olhar para a periferia do mundo. E comenta os anos de El Greco em Veneza, a influência de Tiziano e Tintoretto, as aproximações e os distanciamentos co...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Ao justapor análises sobre El Greco e Oswaldo Goeldi, o historiador da arte Rodrigo Naves propõe um diálogo único e surpreendente sobre duas figuras que fizeram da opacidade do mundo sua matéria-prima. Quase três séculos separam a pintura de El Greco (1541-1614) das xilogravuras do brasileiro Oswaldo Goeldi (1895-1961). Neste livro ricamente ilustrado, com cronologia dos artistas e indicações de leitura, Rodrigo Naves mergulha no universo de ambiguidades desses dois mestres. O autor narra a infância e adolescência de Goeldi na Suíça, sua admiração por Alfred Kubin, seus primeiros contatos com a xilogravura, seu olhar para a periferia do mundo. E comenta os anos de El Greco em Veneza, a influência de Tiziano e Tintoretto, as aproximações e os distanciamentos com o Maneirismo. Se, em El Greco, a luz é tinta, que, em vez de purificar, coagula-se, em Goeldi, nas áreas penumbrosas dos desenhos a carvão, as coisas mais se ocultam do que se mostram. Aqui, o mundo das sombras é a única realidade, e isso faz que sejamos levados pelas obsessões de Naves, seu olhar sobre a arte e o mundo.

Ao justapor análises sobre El Greco e Oswaldo Goeldi, o historiador da arte Rodrigo Naves propõe um diálogo único e surpreendente sobre duas figuras que fizeram da opacidade do mundo sua matéria-prima.

Código de Barras: 9788535932164

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 27/05/2019

Idioma: Português

Título: Dois artistas das sombras

Autor(es): Naves, Rodrigo

ISBN: 9788535932164

Dimensões: 14.0x21.0

Número de Páginas: 176

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Área: Guias; Jovem; História da Arte

Assuntos: Crítica & Teoria; Artes: questões gerais

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)

9788535932164
2 Itens

Referências específicas

ean13
9788535932164
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.