Arqueologias do fantasma - Margel et al.

9788566786620

Produto novo

?O arco de questões tratadas neste livro de Serge Margel, fruto de conferências proferidas no Brasil, é bastante amplo: o papel do cinema na revolução tipográfica da poesia, e por outro lado, simetricamente, a arqueologia do cinema encontrada na poesia, os corpos vitrificados nas vitrines das passagens, e as lojas de departamento, todo o corpo de questões propostas pela modernidade fantasmagórica entrevista por Walter Benjamin em ?Paris, a capital do século XIX?; o cinema etnográfico de Jean Rouch e a câmera antropófaga, devoradora de duplos; o arquivo, o testemunho, o artefato museográfico, o trauma não registrado do tráfico de escravos no contexto colonial, a etno-ficção de Édouard Glissant. Todos estes temas têm a sua intercessão no fantasma ou espectro, grav...(Resumo completo abaixo)

Mais detalhes

Em estoque

Aviso: Últimas unidades!

R$ 35,00

Mais informações

?O arco de questões tratadas neste livro de Serge Margel, fruto de conferências proferidas no Brasil, é bastante amplo: o papel do cinema na revolução tipográfica da poesia, e por outro lado, simetricamente, a arqueologia do cinema encontrada na poesia, os corpos vitrificados nas vitrines das passagens, e as lojas de departamento, todo o corpo de questões propostas pela modernidade fantasmagórica entrevista por Walter Benjamin em ?Paris, a capital do século XIX?; o cinema etnográfico de Jean Rouch e a câmera antropófaga, devoradora de duplos; o arquivo, o testemunho, o artefato museográfico, o trauma não registrado do tráfico de escravos no contexto colonial, a etno-ficção de Édouard Glissant. Todos estes temas têm a sua intercessão no fantasma ou espectro, gravado em uma memória exterior, técnica de escrita, rastro, marca, sinal, traço grafado em um suporte. Escritas-cripta, criptogramas, a escrita cifra uma morte que vem assombrar a vida dos vivos, eles próprios vivendo cada vez mais através da morte que os habita.? - João Camillo Penna

Código de Barras: 9788566786620

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 05/09/2017

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Arqueologias do fantasma

Subtítulo:(Técnica, cinema, etnografia, arquivo)

Autor(es): Margel, Serge; Penna, João Camillo (Organizador)

ISBN: 9788566786620

Dimensões: 14 x 21 x 1cm

Número de Páginas: 196

Editora: Relicário

Selo: Relicário

Área: Teoria e História da arte

Assuntos: Filosofia, etnografia, Jean Rouch, Walter Benjamin, arquivo, cinema, técnica

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)