A droga do toxicômano - Santiago, Jésus

9788566786545

Produto novo

O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceituais, em que o debate sobre sua delimitação como uma categoria clínica dotada de especificidade própria se destaca de maneira decisiva. Nada do consumo abusivo da droga equivale ao que foi, para a psicanálise, o sintoma conversivo, o pensamento obsessivo-compulsivo ou a ideia delirante persecutória, que permitiram a postulação de estruturas clínicas freudianas clássicas, a saber, respectivamente, a histeria, a neurose obsessiva e a paranoia. E, a despeito dessa insuficiência de cunho conceitual, deve-se tomar a toxicomania como um dos capítulos da história da psicanálise em que mais se consegue aproximar dos próprio...(Resumo completo abaixo)

Mais detalhes

Este produto não está mais em estoque

R$ 49,00

Mais informações

O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceituais, em que o debate sobre sua delimitação como uma categoria clínica dotada de especificidade própria se destaca de maneira decisiva. Nada do consumo abusivo da droga equivale ao que foi, para a psicanálise, o sintoma conversivo, o pensamento obsessivo-compulsivo ou a ideia delirante persecutória, que permitiram a postulação de estruturas clínicas freudianas clássicas, a saber, respectivamente, a histeria, a neurose obsessiva e a paranoia. E, a despeito dessa insuficiência de cunho conceitual, deve-se tomar a toxicomania como um dos capítulos da história da psicanálise em que mais se consegue aproximar dos próprios limites tanto de seu saber como de sua prática.

Nota do autor 9 Nota do autor à 2ª edição 11 Prólogo 15 I. DO SÍMBOLO À LETRA: O EFEITO PHÁRMAKON 23 Droga e discurso 24 Phármakon, o símbolo 28 Phármakon, o sintoma 32 Quando a letra se separa do símbolo 40 II. DROGA E MITO: SÍMBOLOS DA NATUREZ

Código de Barras: 9788566786545

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 15/05/2017

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: A droga do toxicômano

Subtítulo:uma parceria cínica na era da ciência

Autor(es): Santiago, Jésus

ISBN: 9788566786545

Dimensões: 14.5 x 21 x 1.5cm

Número de Páginas: 272

Editora: Relicário

Selo: Relicário

Área: Química

Assuntos: Psicanálise, Toxicomania, Drogas

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)