• Em promoção!
O olhar da mente - Oliver Sacks
search
  • O olhar da mente - Oliver Sacks

O olhar da mente - Oliver Sacks

R$ 67,90
Impostos inclusos
Um escritor que perde a capacidade de ler. Uma pianista que confunde um guarda-chuva com uma cobra. Indivíduos que só enxergam imagens bidimensionais ou não reconhecem rostos. Nos casos relatados em O olhar da mente, do neurologista inglês Oliver Sacks, a ciência é sempre vista a partir da experiência humana. Nesse percurso se mesclam, de forma ao mesmo tempo rigorosa e afetiva, informações técnicas sobre distúrbios da memória, da fala e de outras funções cerebrais e a narrativa de suas consequências no dia a dia de pacientes e familiares. O que torna essas histórias tão saborosas, a despeito de sua inevitável dramaticidade - ou comicidade, em alguns momentos -, é o talento do autor para tratar de assuntos complexos em prosa lógica e cristalina. Também a erudiçã...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Um escritor que perde a capacidade de ler. Uma pianista que confunde um guarda-chuva com uma cobra. Indivíduos que só enxergam imagens bidimensionais ou não reconhecem rostos. Nos casos relatados em O olhar da mente, do neurologista inglês Oliver Sacks, a ciência é sempre vista a partir da experiência humana. Nesse percurso se mesclam, de forma ao mesmo tempo rigorosa e afetiva, informações técnicas sobre distúrbios da memória, da fala e de outras funções cerebrais e a narrativa de suas consequências no dia a dia de pacientes e familiares. O que torna essas histórias tão saborosas, a despeito de sua inevitável dramaticidade - ou comicidade, em alguns momentos -, é o talento do autor para tratar de assuntos complexos em prosa lógica e cristalina. Também a erudição discreta de seus argumentos, capazes de incorporar em discussões sobre fisiologia cerebral um poema de John Milton, um quarteto de Haydn, considerações sobre a fotografia estereoscópica, a teoria da linguagem de Noam Chomsky. Aprendi a olhar para o sofrimento em termos humanos mais amplos, disse Sacks numa entrevista, referindo-se ao resultado de seu convívio, ainda estudante de medicina, com poetas como W. H. Auden. A olhar para dilemas, situações - não apenas para doenças. Aos poucos, os casos de O olhar da mente - quase todos concentrados em problemas de visão - ganham certa familiaridade e convergem para aquele que parece ser o seu grande mote: o câncer que o próprio Sacks teve num dos olhos, e que o faz sair da condição de médico para enfrentar a angústia, a insegurança e os medos comuns de um paciente. Este é o Natal mais desolador que já passei, escreve. O New York Times de hoje traz fotos e histórias de várias personalidades que morreram em 2005. Estarei nessa lista em 2006? Nesse mergulho pessoal corajoso, que não abre mão da crueza e da autoironia, análise e experiência se fundem para traçar contornos originais do antigo - e ainda hoje complexo - dilema entre mente e cérebro. Até que ponto somos os autores, os criadores das nossas sensações? Quanto elas são predeterminadas pelo cérebro ou pelos sentidos com que nascemos, e em que medida moldamos nosso cérebro através do que vivenciamos?

A partir de histórias de pacientes com os mais diversos problemas de visão, este livro explora, de maneira original, o antigo dilema entre mente e cérebro. Com uma prosa límpida, que mescla rigor médico com referências à literatura, às artes e à história do pensamento, o autor relata também a batalha que travou contra um câncer que se desenvolveu em um de seus olhos.

Código de Barras: 9788535917697

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Livro brochura (paperback

Data de Lançamento: 19/11/2010

Idioma: Português

Título: O olhar da mente

Autor(es): Sacks, Oliver

Colaboradores: Tradutor Motta, Laura Teixeira

ISBN: 9788535917697

Dimensões: 21.0x14.0

Número de Páginas: 232

Editora: Companhia Das Letras

Selo: Companhia das Letras

Área: Saúde/Doenças/Medicina; Ciências Médicas, Saúde

Assuntos: Neurologia; Neurologia e neurofisiologia clínica, Psicologia fisiológica e neuropsicologia, biopsicologia, Cognição e psicologia cognitiva

(Todos os dados acima conforme informados pela editora)

9788535917697
1 Item

Referências específicas

ean13
9788535917697
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.