AUTO-RETRATO DO BRASIL
search
  • AUTO-RETRATO DO BRASIL

AUTO-RETRATO DO BRASIL

R$ 225,00
Impostos inclusos
Este livro começou a existir em 1997, quando o arquiteto Márcio Rebello, vendo a aproximação da passagem do milênio, fez-se a pergunta que todo brasileiro pensante se colocou na época: qual seria a cara do Brasil no século XX? Na realidade, não ficou na pergunta. Foi mais além. E passou a encomendar, gradualmente, auto-retratos a cem artistas brasileiros ativos no século que se encerrava, a fim de compor um painel da fisionomia do país. Um auto-retrato do Brasil, soma criativa, a um tempo sociológica e individual, das continuidades e rupturas da arte de um século de identidade fluida, ambígua e algumas vezes, na palavra de seu curador, anárquica. Século em que artistas trabalham a matéria do mundo com a profundidade de um projeto autoral em que jogam todo o...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Este livro começou a existir em 1997, quando o arquiteto Márcio Rebello, vendo a aproximação da passagem do milênio, fez-se a pergunta que todo brasileiro pensante se colocou na época: qual seria a cara do Brasil no século XX? Na realidade, não ficou na pergunta. Foi mais além. E passou a encomendar, gradualmente, auto-retratos a cem artistas brasileiros ativos no século que se encerrava, a fim de compor um painel da fisionomia do país. Um auto-retrato do Brasil, soma criativa, a um tempo sociológica e individual, das continuidades e rupturas da arte de um século de identidade fluida, ambígua e algumas vezes, na palavra de seu curador, anárquica. Século em que artistas trabalham a matéria do mundo com a profundidade de um projeto autoral em que jogam todo o peso da sua existência, e em que outros põem em dúvida a própria necessidade da arte, e, por conseguinte, a da sua atividade como criadores. Cada leitor terá acesso, nesse livro, não apenas ao auto-retrato de cada artista, mas também a reprodução de algumas outras obras escolhidas por ele, que apontam para outras facetas do seu trabalho, ou o aprofundam. Excertos de texto de toda a crítica brasileira atuante no século XX acompanham o trabalho de cada artista. O livro contém ainda um currículo essencial de cada participante da obra. O que torna Auto-retrato do Brasil não apenas um objeto visual, mas também uma fonte de referência da arte brasileira no século que se encerrou. Lélia Coelho Frota Destacamos aqui um trecho da apresentação do prefaciador do livro, o crítico de arte Marcio Doctors: Enfim, essa experiência revela que existe, por um lado, uma necessidade intelectual do crítico de pensar sua atividade como uma forma de autobiografia (...) E, por outro, uma predisposição de Marcio Rebello, enquanto colecionador, de tentar absorver de forma lúdica e fluida a pluralidade dos acontecimentos que gravitaram em torno da formação dessa coleção. Em outras palavras, cada acontecimento passou a ser um dado revelador desse painel mais amplo, que é o de fazer um retrato de nossa diversidade artística através de auto-retratos. Cada elemento que foi sendo agregado a esse projeto ao longo dos anos - a partir das mais diferentes motivações - foi naturalmente incorporado por ele como signos que denotam a pluralidade que perseguia e que acredita ser o retrato do Brasil. Então, a partir dessa forma inclusiva de perceber a realidade nacional, cabe tanto o auto-retrato quanto a autobiografia do crítico. É uma visão do Brasil que se alimenta e se constitui a partir de sua diversidade. Não resisto ao jogo de palavras e, parafraseando Helio Oiticica, da diversidade e das adversidades vivemos...

Código de Barras: 9788588747203

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Hardcover

Data de Lançamento: 2007-01-01

Título: MARCIO REBELLO

Artista(s): MARCIO REBELLO

EAN: 9788588747203

ISBN: 9788588747203

Número de Páginas: 446

Editora: Bem-Te-Vi

Selo: Bem-Te-Vi

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Bem-Te-Vi
9788588747203
1 Item

Referências específicas

ean13
9788588747203
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.